Primos em primeiro grau, o rei Philippe da Bélgica e o grão-duque Henri do Luxemburgo têm uma relação muito próxima, o que, apesar do protocolo, oferece sempre um ambiente mais descontraído aos seus encontros oficiais. E foi exatamente isso que se verificou no jantar de gala que os reis Mathilde e Phillippe da Bélgica ofereceram ontem, 16 de abril, no Palácio de Laeken, em honra dos grão-duques Maria Teresa e Henri do Luxemburgo.
Curiosamente, ontem era a data de aniversário do grão-duque do Luxemburgo, que umas horas antes foi assinalada de forma mais descontraída e em simultâneo com o rei belga, que fez anos no dia anterior, 15 de abril. No entanto, os primos soberanos, que sopraram as velas juntos, não foram os únicos aniversariantes do dia, uma vez que a princesa Eleónore, a filha mais nova de Mathilde e Philippe celebrou também ontem o 16.º aniversário.
Para o jantar de gala, a rainha Mathilde usou um vestido azul-celeste com lantejoulas Armani Privé e na cabeça usou a valiosa tiara do Império Belga, uma peça art déco, que foi um presente do povo à princesa Astrid da Suécia por ocasião do seu casamento com o rei Leopoldo III da Bélgica.
Já a grã-duquesa Maria Teresa preferiu um vestido cai-cai preto Prada, que combinou com uma capa cor-de-rosa. Como joias, usou uma tiara de platina e diamantes, um presente do Banco Nacional belga à princesa Josefina Charlotte da Bélgica aquando do seu casamento com o grão-duque João do Luxemburgo, e um colar, brincos e pulseira com grandes águas-marinhas quadradas e retangulares.
Veja a galeria.