Cumprindo a tradição, no dia seguinte à cerimónia de entrega dos Prémios Princesa das Astúrias, que aconteceram na última sexta-feria, 25 de outubro, a família real da Espanha deslocou-se a Sotres, uma aldeia nas Astúrias de apenas 108 habitantes, e que foi distinguida como “Povoação Exemplar”, devido à “conservação de uma actividade tradicional baseada na pecuária extensiva e sustentável, complementada por uma jovem agricultura”, como expicou a casa real espanhola. Família real espanhola visita Sotres
Já na aldeia, que faz parte do Concelho de Cabrales, localizada na Reserva da Biosfera (reconhecida pela UNESCO) e no Parque Nacional Picos de Europa, e está localizada a 1.050 metros acima do nível do mar, sendo a mais alta das Astúrias, os reis Letiza e Felipe VI e as filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia foram recebidos pelas autoridades locais e um grupo de cidadãos, que os presenteou com uma atuação de profissionais de gaita de foles.
E tal como na cerimónia de entrega dos Prémios Princesa das Astúrias, Felipe VI cedeu o protagonismo à filha mais velha, a princesa herdeira : “Querida Leonor, a palavra é tua”, avançou o rei.
Num look descontraído e de inspiração campestre, Leonor, elogiou a beleza e o povo de Sotres:
“Estamos a adorar a vossa cidade! (…) Esta cidade são vocês, os vizinhos que regressaram há décadas após aventuras no estrangeiro e na Europa e os mais jovens que se estabeleceram mais recentemente. Vocês sãoum exemplo pela capacidade de cuidar das tradições e de inovar. E não é fácil. Morar numa cidade de alta montanha é um desafio constante. Pelos serviços que necessita e procura e pela gestão sustentável dos seus recurso”, lembrou a princesa.
“É a segunda vez que eu e minha irmã vamos ao conselho de Cabrales. E saímos, uma vez mais, deslumbrados e admirados com o seu exemplo. Digo: gostaríamos de voltar e partilhar alguns dias com todos vocês, pois ficamos com vontade de muito mais. Obrigada”, concluiu a filha mais velha dos reis de Espanha.
Espreite o vídeo: