A cidade de Estocolmo foi engalanada para a maior cerimónia do ano da Suécia: a entrega dos Prémios Nobel. Uma tradição que começou em 1904 com o rei Óscar II (1829-1907) e que é, de facto, um dos eventos mais aguardados do ano. Os reis Carlos Gustavo e Sílvia presidiram a esta imponente cerimónia em que se destacaram as impressionantes tiaras e joias usadas pelas mulheres da família real sueca.
Após a chegada dos convidados, os monarcas sentaram-se de frente para a audiência, presidindo à cerimónia de entrega dos Prémios Nobel, acompanhados de perto pela princesa herdeira, Victoria, e do seu marido, Daniel. Esta ocasião também foi marcada pelo reencontro público dos reis Carlos Gustavo e Sílvia com todos os seus filhos, uma vez que a princesa Madalena regressou a Estocolmo com o marido, Chris O’Neil, e os três filhos do casal.
A cerimónia, em que as mulheres da Casa Real sueca monopolizaram todas as atenções, decorreu no Stockholm Concert Hall, a sede da Orquestra Filarmónica Real de Estocolmo, inaugurada em 1926 e onde os suecos assistem a mais de 200 recitais opor ano, incluido os que integram dois importantes eventos anuais: o Festival Internacional de Compositores de Estocolmo, que se realiza no outono, e o Fim de Semana dos Compositores, na primavera.
Mal terminou a entrega dos Prémios Nobel (exceto o da Paz, cuja cerimónia decorreu na vizinha Noruega), a fmília real sueca juntou-se aos mais de mil convidados para desefrutar de um cocktail onde também estiveram presentes os laureados.
Recorde aqui a lista dos vencedores dos Prémios Nobel 2024:
Física – Geoffrey Hinton (Inglaterra/Canadá) e John Hopfield (EUA); Economia – Daron Acemoglu (Turquia), Simon Johnson e James A. Robinson (Reino Unido); Literatura – Hang Kang (Coreia do Sul); Medicina: Victor Ambros e Gary Ruvkun (EUA); Paz – A organização Nihon Idankyo (Japão) Química – Demis Hassabis (Inglaterra), David Baker e John M. Jumper (EUA).