Os purificadores de ar têm por objetivo tornar mais limpo e saudável o ar que respiramos, já que combatem a poluição que não se vê. E numa altura em que poeiras oriundas do Norte de África teimam em se manter presentes, estes aparelhos podem revelar-se alternativas a ter em conta em casa, sobretudo para quem sofre com obstrução nasal, asma ou alergias.
Os engenheiros da Dyson, uma das marcas especialista nesta matéria, explicam: os purificadores de ar têm vários sensores que detetam poluentes no ar, antes de filtrá-los em duas ou três fases. Um primeiro sistema de filtração captura poeiras, pólen, partículas ultrafinas e bactérias, enquanto uma camada de carbono ativa elimina gases e odores. Em alguns purificadores, um filtro de oxidação catalítica seletiva captura e destrói estas partículas adversas.
Contudo, além destes aparelhos, há procedimentos que pode pôr em prática para melhorar a qualidade do ar que respira. Esta marca recomenda alguns:
Ventilar a casa
Muitos edifícios modernos são hermeticamente selados, o que significa que não permitem a entrada de grandes quantidades de ar fresco, levando a que os poluentes interiores possam acumular-se. Para os remover, deve ventilar a casa com ar exterior, abrindo periodicamente as janelas.
Móveis
Muitos itens, tais como tapetes ou móveis, emitem pequenas quantidades de formaldeído, um químico incolor, inflamável e de cheiro forte, utilizado para o fabrico de materiais e produtos domésticos. Por isso, deve manter a casa bem arejada quando coloca novos móveis ou tapetes pela primeira vez, por exemplo.
Livrar-se do pó
O pó doméstico é uma mistura de sujidade, ácaros, pelo dos animais de estimação, pólen e outras partículas que também podem conter produtos químicos emitidos pelos móveis, dispositivos eletrónicos, plásticos e tecidos. Para combater essa poluição, deve adotar hábitos de limpeza regulares.
Evitar os espaços húmidos e a condensação
Bolores e ácaros prosperam em ambientes quentes e escuros, como os quartos, e também em lugares frios e húmidos, como a casa de banho. Uma das medidas que pode tomar para o evitar é manter as cozinhas, casas de banho e corredores livres de tapetes, uma vez que estes são frequentemente locais húmidos, o que promove o crescimento de bolor. Também é útil fechar as portas da cozinha e da casa de banho ao cozinhar ou tomar banho para impedir a entrada de vapor nas outras divisões, bem como abrir janelas, utilizar um purificador de ar ou exaustor quando se utilizam estas divisões.