
Solange F: “Nunca tive problemas com a minha homossexualidade”
Chegou com um sorriso meio tímido, como quem não está habituada a produções fotográficas e entrevistas, mas bastaram alguns minutos para se ambientar e partilhar com a CARAS um pouco do seu universo privado. Numa conversa informal e aberta, Solange F. deu-se a conhecer e falou, sem tabus, da sua homossexualidade e do desejo que tem de ser mãe em breve.- Passa a imagem de ser irreverente, directa e efusiva…Solange – Este lado mais efusivo e bem-disposto é para disfarçar uma grande timidez que existe em mim. Eu era um bocadinho anti-social, mas já estou melhor. Também gosto que achem que sou antipática, porque proporciona uma certa distância e assim não se metem comigo. Gosto de passar despercebida.- É curioso dizer que gosta de passar despercebida, pois sempre marcou pela diferença. As várias cores do cabelo, as tatuagens…- Não sei como é que isso se explica. Costumo dizer que é mais para facilitar a vida aos outros: quando quiserem marcar encontro comigo, assim é mais fácil verem-me… [risos] Ser igual e fazer o mesmo que toda a gente não faz parte de mim. Tenho uma necessidade qualquer de ser diferente.- Outra das razões por que também deu muito que falar foi o facto de ter assumido, recentemente, a sua homossexualidade, numa reportagem da revista Única…- Foi um convite que aceitei sem pensar muito nas consequências, mas, sinceramente, estava-me nas tintas para isso. Achei que iam falar de um tema de que eu gosto, que me interessa e do qual achava que fazia todo o sentido falar-se. Nunca tive problemas com a minha homossexualidade. Sempre fui muito directa, sincera e teimosa, e quando tenho de lutar por alguma coisa, luto. E aquela reportagem tinha tudo que ver comigo.