Por ocasião dos seus 101 anos, a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro promoveu um jantar de comemoração no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. Nesta festa, apresentada pelo ator português Ricardo Pereira, foram agraciados o ator Joaquim de Almeida, como Personalidade do Ano Portugal-Brasil, e a dramaturga portuguesa radicada no Brasil Maria Adelaide Amaral, como Personalidade do Ano Brasil-Portugal. À CARAS, Joaquim de Almeida revelou ter ficado honrado com este prémio e que cada vez mais o Brasil é uma boa saída para se fazer cinema: “O que mais gosto no Brasil é a energia que sinto. Dá vontade de fazer as coisas, de criar. Em Portugal sinto letargia. Os portugueses conformam-se com o sofrimento. É o fado. É o fado da nossa vida.” [Risos]
O evento contou com a presença do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, e homenageou ainda os empresários José Maria Ricciardi, que recebeu o título de Empresário do Ano de Portugal, e Otávio Azevedo, distinguido como Empresário do Ano do Brasil.
Portugueses e brasileiros reunidos em festa no Rio de Janeiro
Ricardo Pereira, que está no Brasil há quase nove anos, é o rosto da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e foi nessa qualidade que apresentou a festa que assinalou a comemoração dos 101 anos daquele órgão.