No dia 10 de fevereiro de 2012, Diana Chaves concretizou um dos maiores sonhos da sua vida: ser mãe. Pilar, de 16 meses, tem sido a grande prioridade da atriz, de 31 anos, que ao longo do último ano se dedicou quase em exclusivo à filha e à família.
Ao seu lado em toda esta aventura da maternidade Diana Chaves tem tido o companheiro, o jogador de futebol César Peixoto, que elogiou recentemente na Gala dos Globos de Ouro: “A Pilar fica muito bem sozinha com o pai. Ele faz tudo, aliás, ele até tem mais experiência do que eu. Ele faz tudo bem e a Pilar adora estar com o pai. Eles vão imensas vezes passear sozinhos ou ter com os amigos do César.”
Até agora, a atriz e o jogador nunca tinham aparecido publicamente com a filha, cuja imagem sempre preservaram. Contudo, sabendo que Pilar adora animais e passeios, Diana Chaves decidiu levá-la a um evento organizado pela Chicco para assinalar o Dia da Criança, que decorreu na Quinta Caspolina, em Oeiras, um espaço onde as crianças e os adultos podem ter um contacto privilegiado com os animais. Mostrando-se muito entusiasmada, Pilar até andou de pónei com a mãe, mostrando uma personalidade destemida.
Foi durante esta tarde dedicada à natureza que a CARAS conversou com a atriz sobre aquele que é o papel mais importante da sua vida: o de mãe.
– Esta é a primeira vez que aparece publicamente com a Pilar. Por que motivo decidiu fazê-lo hoje?
Diana Chaves – Sim, é a primeira vez que ela aparece. Não decidi que ela tinha de aparecer, mas eu tinha de vir a este evento, ela estava comigo, adora animais como todas as crianças e não queria deixá-la em casa. Sempre disse que se houvesse algum momento em que fizesse sentido ela aparecer, não ia escondê-la. Agora, não acho é graça andar a fazer produções fotográficas com ela. Mas aparecer numa situação natural com ela, tudo bem.
– Que balanço faz destes meses em que esteve quase exclusivamente dedicada à Pilar?
– Têm sido os melhores meses de sempre. Ela é o que de melhor tenho na vida.
– Mas ser mãe também é um grande desafio…
– É um grande desafio, toda a gente sabe que não é fácil, mas é mesmo o melhor que podemos ser.
– Que tipo de bebé é a Pilar?
– É maravilhosa! Está sempre muito bem disposta e até come sozinha! [Nesse momento, Pilar estava a tentar comer o iogurte sozinha] Ela é uma bebé bastante determinada e é muito parecida com o pai. Tem uma personalidade forte, é toda decidida e despachada, e muito simpática.
– Olhando para a Pilar, o que se destaca logo são os grandes olhos azuis. Com quem é que ela é parecida?
– Ela sai ao meu pai.
– Hoje, a Pilar entrou em todas as brincadeiras e sorriu para toda a gente. É muito sociável…
– Sim, a Pilar é muito sociável. Adora estar sempre a passear, a ver animais e está a adorar este passeio. Por ela já não saía de ao pé dos póneis. Ela é muito aventureira, não tem medo de nada. Também é muito mexida e divertida.
– Também é importante estimular este contacto com a natureza…
– Sim, acho que é saudável brincar-se no meio da natureza. Acho importante ela ir tendo recordações destas brincadeiras mais em contacto com a terra e os animais, apesar de ainda ser muito pequena.
– Há pais que ficam mais preocupados quando os filhos brincam ao ar livre, porque não são tão facilmente controlados. Nesse sentido, a Diana é uma mãe mais descontraída?
– Sim, sou descontraída. E é muito mais giro este tipo de brincadeiras do que ir com ela para um centro comercial.
– A Pilar já fala?
– Sim, imenso! Diz quase tudo. Ela começou a falar muito cedo. Acho que as primeiras palavras dela foram “papa” e “papá”.
– Já começaram as gravações de Ambição, a nova novela da SIC. Acredito que depois de tanto tempo dedicada à sua filha, custe um bocadinho voltar em pleno ao trabalho…
– Já tinha saudades de voltar em pleno ao trabalho. Gosto muito de trabalhar. Ainda só estive um dia em gravações, por isso não dá para ter ainda a noção de como será o ritmo de trabalho. Esta novela tem tudo para correr bem. A história é muito gira.
– Vai ser fácil conciliar um trabalho tão exigente como a gravação de uma novela com o facto de ser mãe de uma criança ainda tão pequena?
– Vou conciliar tudo como todas as mães fazem, não tenho outro remédio. Sei que vai haver alturas mais complicadas, mas tenho a certeza de que vai correr tudo bem e que vou conseguir ter tempo para tudo.
Diana Chaves apresenta Pilar, de 16 meses: “Ela é maravilhosa”
A atriz levou a filha a um evento da Chicco, que decorreu na Quinta Caspolina, em Oeiras. Na ocasião, Pilar mostrou ser uma criança muito curiosa e sociável, sempre com um sorriso para quem a abordava.