A Liga Portuguesa Contra o Cancro desafiou os D.A.M.A a comporem uma música para alertar as pessoas para os perigos do sol, e Miguel Cristovinho, Miguel Coimbra e Francisco Pereira aceitaram prontamente o convite, criando Joni (Lagostim), que promete desde já ser o grande êxito deste verão. “É uma mensagem importante: todos juntos por um sol saudável. A pessoa pode ficar bronzeada sem ficar escaldada, pôr protetor faz isso de forma saudável. Fizemos uma música para esta campanha, tal como já tínhamos feito para O Maior, a pedido da Prevenção Rodoviária, e tentámos abordar o tema de uma forma não muito normal”, explica Francisco. Assim, os músicos criaram uma personagem – Joni –, um inglês que vem para Portugal e quer ficar bronzeado. “Mostramos todas as situações caricatas que se podem viver por isso, e, no fim, a mensagem é: não sejas assim, apanha sol saudável!”
Miguel Cristovinho salienta a importância de terem, “cada vez mais, um papel ativo na sociedade, para alertar as pessoas”. Miguel Coimbra concorda: “A partir do momento em que o nosso trabalho começou a ter algum impacto na opinião pública, sentimos a obrigação de partilhar as nossas opiniões. Sem falsos moralismos.”
Depois da investigação feita para este tema, os D.A.M.A também ficaram a perceber melhor os perigos do cancro da pele. “A partir de agora, solzinho sem creminho não há para o Francisquinho”, garante Francisco.
Agradecimentos: Garnier Ambre Solaire
D.A.M.A criam música de verão para alertar contra os perigos do sol
Miguel Cristovinho, Miguel Coimbra e Francisco Pereira gravaram numa praia o vídeo para a campanha “Juntos por um Sol Saudável”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que quer proteger a pele dos portugueses e os desafia a doar 100 mil euros à associação.