Hoje é mais um dia histórico para o desporto nacional: Diogo Ribeiro tornou-se o primeiro português a conquistar uma medalha de ouro numa prova mundial de natação depois da sua prestação na prova de 50 metros mariposa realizada esta segunda-feira, 10 de fevereiro, em Doha, Catar.
“Não tenho palavras neste momento… O meu começo foi mau, mas estou muito contente por ter conquistado a final!”, revelou o nadador do Benfica no final da prova, visivelmente emocionado e ainda ofegante.
O atleta, de 19 anos, fez um tempo de 22,97 segundos, registo que lhe permitiu sagrar-se campeão mundial, à frente do norte-americano Michael Andrew (23,07 segundos) e do australiano Cameron McEvoy (23,08segundos).
Recorde-se que Diogo Ribeiro já está apurado para as categorias de 50 metros livres, 100m livres e 100m de mariposa nos Jogos Olímpicos de Paris, que se vão realizar entre 26 de julho a 11 de agosto, e já no ano passado tinha conquistado a primeira medalha, de prata, para Portugal nos Mundiais de natação em Fukuoka, no Japão.
Presidente da República reage a feito histórico
Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa destaca o talento do atleta português e do seu contributo para o desporto nacional. “O Presidente da República felicita o nadador Diogo Ribeiro por mais um feito histórico para a natação nacional, com a conquista do título mundial na prova de 50 metros mariposa, nos Mundiais de natação que estão a decorrer em Doha, no Catar”, lê-se na mensagem.