
Foto: Luís Coelho
Ruy de Carvalho foi o primeiro homenageado do Prémio Cinco Estrelas. A dias de fazer 97 anos [celebra-os a 1 de março], com 80 de uma carreira brilhante e dono de uma inigualável generosidade, o ator, que é apelidado pelos seus pares de “mestre” ou de “gigante”, falou com a CARAS minutos antes de subir ao palco do Coliseu dos Recreios para ser distinguido pela sua carreira. Disse-nos que estas distinções fazem com que “tenha de trabalhar cada vez melhor” e que olha para os elogios que lhe fazem como prova de que “trabalhei bem durante a minha vida e que os mereço. Fico muito honrado com isso”. Aos atores mais novos aos quais reconhece talento, o veterano da representação deixou um conselho: “Trabalhem com o mesmo amor e com a mesma qualidade com que sempre trabalhei. Não trabalhem só para a montra, mas para serem atores toda a vida enquanto tiverem possibilidade de representar.”

Foto: Luís Coelho
Já no palco, começou por agradecer a todos os que “fizeram de mim um ator”, lembrando ainda que um dia descobriu que a sua profissão “tinha o dom inabalável de mudar o mundo” e que foi a partir daí “que a comecei a ver melhor e a ver-me como realmente sou… um homem que passou a acreditar na libertação dos homens, na liberdade enquanto valor absoluto, na verdade pura, na solidariedade, na comunhão, naquilo que nos faz deixar a escravatura para poder morrer lutando se acaso o caminho a isso exigir. Subitamente, dei por mim a olhar a humanidade como os únicos que conseguem realizar milagres. O vosso coração será, por isso, a minha eterna morada”.
O ator terminou o seu sentido discurso frisando: “Eu escolhi servir e não me arrependo do que sou. Não sonham o quanto vos amei em todos os textos que disse, em todos os minutos que pisei o palco, em todos os aplausos que recebi generosamente de todos vós.”