José Castelo Branco, de 61 anos, está a ser investigado depois das denúncias de violência doméstica feitas pela a sua ainda mulher, Betty Grafstein, de 95, chegando até a ser detido no último verão. O caso tem sido acompanhado pelos media, tendo sido abordado até pela revista Vanity Fair. Agora, o Ministério Público (MP) acusa oficialmente o ex-marchand de arte de tais ofensas. José Castelo Branco acusado de violência doméstica pelo Ministério Público
O despacho de acusação do MP veio a público na segunda-feira, dia 25, embora tenha sido processado no início deste mês. Segundo a nota, José Castelo Branco é acusado de violência física e verbal contra Grafstein desde o início do seu relacionamento, em 1996, e que a “forçava a vestir-se contra sua vontade e a vestir sapatos que a machucavam de propósito.”
Para o Ministério Público, José Castelo Branco “atuou com o propósito concretizado de maltratar a vítima, molestando-a no seu corpo e saúde psíquica, injuriando-a e atemorizando-a, bem sabendo que era a sua mulher e estando ciente da idade desta”. Ainda não se sabe quando Castelo Branco irá responder em tribunal, e nem este nem o seu advogado se pronunciaram sobre esta acusação oficial do MP.
Recorde-se que Castelo Branco já chegou a ser detido este ano e usou pulseira eletrónica depois de ser acusado por Betty de “ter a empurrado de lances de escada”. Após este episódio, a socialite norte-americana entrou com o pedido de divórcio litigioso. Castelo Branco sempre negou tais acusações chamando-as de “ridículas” enquanto continuava a fazer juras de amor a Lady Betty.