Em pleno
verão, mostramos-lhe um dos descapotáveis mais bonitos do mercado. O Audi A5
Cabrio resulta, de facto, de uma excelente combinação entre elegância e
espírito desportivo e conduzi-lo, seja de capota aberta ou fechada, é um
prazer.
Tendo como
base o novo A5 berlina, esta versão cabrio mantém uma frente imponente, marcada
pelas óticas com luzes diurnas de LED, e a nova grelha característica da marca
dos quatro anéis. Outro elemento estético marcante é o contorno do para-brisas
em alumínio brilhante, que resulta particularmente bem quando o carro está
descapotável. De salientar que quando está com a capota posta esta versão
cabrio é muito semelhante à versão coupé.
A unidade
que testámos vinha equipada com o pacote desportivo S-Line, logo, vinha dotada
de vários extras tanto a nível exterior como interior, entre eles, as jantes de
18 polegadas de cinco raios, bancos desportivos com regulação elétrica, volante
multifunções, entre muitos outros.
Indiscutivelmente,
quem procura um cabriolet tem sempre em atenção o espaço interior. No caso do
A5, este não perde muito em relação à versão coupé, com quatro lugares
disponíveis e bancos individuais atrás. A única diferença será mesmo o espaço
para as cabeças nos lugares traseiros devido à capota de lona. Porém, bastam
apenas 15 segundos para que este problema deixe de existir. Esse é precisamente
o tempo que a capota demora a abrir depois de carregarmos no botão situado
entre os bancos dianteiros. De forma totalmente automática, a capota de lona
fica escondida atrás dos lugares traseiros e, consequentemente, a capacidade da
bagageira fica bem mais reduzida, continuando a ser, mesmo assim, uma das
maiores da classe, com 320 litros. Podemos fechar a capota em andamento até uma
velocidade máxima de 50 Km/h, o que dá muito jeito para situações em que a
chuva aparece sem aviso prévio.
Este Audi A5
Cabrio é realmente muito confortável e os quatro passageiros conseguem viajar
de forma bastante cómoda. A posição de condução é muito boa, principalmente com
os bancos desportivos S-Line, que se adaptam perfeitamente a qualquer condutor.
Todas as versões do A5 Cabrio trazem de série um para-vento posterior que cobre
os lugares traseiros sempre que estes não são necessários, reduzindo assim
alguma turbulência indesejável.
O habitáculo
do A5 Cabrio está muito bem conseguido, com materiais de qualidade irrepreensível
e muito bem conjugados entre si.
O Audi A5
Cabrio que tivemos oportunidade de conduzir foi o 3.0 TDI com 204 cv de
potência e caixa automática S-Tronic de sete velocidades, sem dúvida, uma
excelente combinação. Apesar de estarmos a falar de motor a Diesel, este não é
nada barulhento e, por vezes, pode chegar a ser confundido com um motor a
gasolina.
O visual desportivo do A5 cabrio verifica-se perfeitamente quando rodamos em estrada, atingindo o 100 Km/h em 6,4 segundos e uma velocidade máxima de 247 Km/h. A unidade ensaiada vinha equipada com o Audi Drive Select, sistema que nos permite configurar o veículo consoante o estilo de condução que preferimos, Dynamic, Confort ou Auto.
Para este
motor, que vem equipado com sistema Start-Stop, a Audi anuncia um consumo médio
na ordem do 6,8 l /100 Km. O sistema de informação ao condutor também incorpora
um programa de eficiência, que nos ajuda a obter consumos mais reduzidos.
Quanto a preços, a versão base do Audi A5 Cabrio 3.0 TDI está disponível desde
61.350 euros. Já em relação à unidade deste ensaio, equipada com caixa de
velocidades automática, os pacotes S-Line, bancos desportivos, entre outros
extras, o preço fica acima dos 70.000 euros.