A nova berlina compacta renovou-se a pensar nas necessidades
dos clientes que procuram um automóvel prático e acessível para toda a família.
Fiquei agradavelmente surpreendido com o design e o espaço interior do novo
modelo. Os designers desenharam um arco elegante até ao pilar C, que emerge sem
interrupção desde o painel lateral posterior. O ângulo da janela traseira dá um
aspeto equilibrado. O perfil do Toledo apresenta um contorno preciso que vai
desde o extremo do farol até ao grupo ótico traseiro, e encaixa com a
superfície das embaladeiras.
O novo Toledo apresenta uma maturidade renovada: com 4,48
metros de longitude, mede mais quatro centímetros que o Toledo II, que também
era um três volumes convencional. Na nova geração do Toledo a capacidade da bagageira assume
destaque, com 550 litros de volume, com possibilidade de ampliação até 1490
litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
O novo Toledo vem equipado com as mais recentes
motorizações e transmissões do Grupo Volkswagen: uma gama de motores TSI e
motores TDI common-rail. A oferta de motores a gasolina do novo Toledo engloba potências
entre 75 e 122 CV, destacando-se a variante Ecomotive com 116 g/km de emissões
de CO2. Destaque para o motor a gasolina mais potente, disponível com a caixa
de velocidades automática DSG de dupla embraiagem e sete velocidades. O modelo
de acesso à gama tem um motor de gasolina 1.2 de três cilindros com injeção
multiponto e uma potência máxima de 75 CV Por sua vez, a versão ecológica do motor
1.6 TDI de 105 CV apresenta consumos e emissões, anunciados, de 3,9 litros aos
100 Km e 104 g/Km de CO2. Em 2013, a oferta Diesel do novo Toledo será ampliada
com a variante TDI CR de 90 CV. O depósito tem capacidade de 55 litros.
Interior moderno e minimalista
O interior do novo Toledo é espaçoso. A cor bege
predomina a bordo. O velocímetro e o conta-rotações são de desenho circular e
de fácil leitura, enquanto os elementos do sistema de áudio e ar condicionado
instalados na consola central são controlados de forma intuitiva.
O ensaio dinâmico ficou prometido para uma segunda fase.
De qualquer forma, julgo que é importante referir que o eixo dianteiro é do tipo
McPherson com trapézios inferiores e barra estabilizadora, enquanto o eixo
traseiro é constituído por uma barra de torção compacta. Os modelos do Grupo VW
estão globalmente mais confortáveis, o Toledo promete não ser exceção. A
direção electro-hidráulica contribui para o dinamismo do automóvel e a servo
assistência da direção diminui com o aumento da velocidade de marcha.
A Seat disponibiliza dois níveis de equipamento:
Reference e Style.
O equipamento de série é completo logo desde a versão
base e conta com seis airbags para condutor e passageiro, laterais e de cortina,
ABS, ESC, rádio CD/MP3, suspensão Comfort, ar condicionado, entre outros elementos.
As jantes de aço de 15 polegadas utilizam pneus 185/60.
A versão Style acrescenta o sistema climatronic, vidros
traseiros elétricos, volante e alavanca de velocidades em pele, cruise control,
ligação USB, Bluetooth, jantes de liga leve 16 polegadas e pneus 215/45 e faróis
de nevoeiro com função cornering que complementa a iluminação nas curvas,
Bluetooth, apoio de braço dianteiro e traseiro, rede e ganchos de fixação na
bagageira, e compartimentos nas laterais da bagageira.
O novo Toledo está à venda no nosso país desde Novembro, no resto da Europa chegará apenas em 2013. Os preços são
competitivos e variam entre os 18.851 euros da
versão 1.2 TSI REFERENCE e os 24.800 euros da versão 1.6
TDI CR STYLE Ecomotive.