O príncipe William é mais um dos elementos da realeza europeia a regressar ao trabalho presencial. Apenas algumas horas depois de o pai, o príncipe Carlos, e a duquesa da Cornualha terem estado nos jardins do hospital de Gloucester para agradecer aos profissionais de saúde pela forma como têm atuado perante a pandemia, foi a vez que William seguir o exemplo do príncipe de Gales e também ele deixar um ‘obrigado’ aos que têm estado na linha da frente no combate ao novo coronavírus.
O duque de Cambridge agradeceu pessoalmente à equipa das ambulâncias de King’s Lynn, do hospital Queen Elizabeth, em Norfolk, num encontro no qual mostrou um lado divertido. “Espero ansiosamente a notícia de que podemos ir ao pub local tomar uma cerveja”, disse o príncipe, uma afirmação que fez rir os presentes.
Já num tom mais sério, William interessou-se por saber como aqueles profissionais têm vivido estes tempos da pandemia, colocando questões sobre o equipamento de proteção de utilizam, o protocolo de desinfeção das ambulâncias, e de como tudo isto tem afetado a saúde mental destes trabalhadores, devido à pressão constante em que vivem.
“Vocês são os primeiros a entrar em cena, pelo que captam todas as emoções”, acrescentou. De recordar que os duques de Cambridge estão envolvidos em vários projetos ligados à saúde mental, pelo que este é um tema de grande importância para o príncipe.
Antes de se despedir, William deixou ainda um elogio ao NHS, o Serviço Nacional de Saúde britânico. “Todos apreciam o NHS. Temos um sistema incrível, um excelente serviço de saúde que muitos países do mundo invejam. Até que aconteça uma grande crise, como esta pandemia, não damos valor nem agradecemos realmente aquilo que temos”, acrescentou ainda.