No espaço de sete anos, o Palácio de Kensington recebeu dois casamentos reais e é fácil estabelecer comparações entre um e outro, mantendo sempre presente um pormenor distintivo: William é o segundo na linha de sucessão ao trono britânico e Harry o sexto.
Comecemos pela escolha do vestido. Kate optou por um modelo de Alexander McQueen, com rendas e mangas a três quartos. Meghan usou um modelo Givenchy com mangas completas e tecido liso.
A cerimónia do casamento de William e Kate foi na Abadia de Westminster, no mesmo local onde se casou a rainha Isabel II e o duque de Edimburgo. Também lá foi velada a princesa Diana. Harry e Meghan, por sua vez, casaram na Capela St. George
As fotografias oficiais de Meghan e Harry parecem ser muito menos formais comparativamente às dos cunhados. Numa das imagens Meghan surge um pouco à frente de Harry enquanto William e Kate surgem sempre lado a lado. Uma das imagens mostra os recém-casados sentados no chão junto dos seus pajens.
E a propósito de pajens podemos rever também algumas distinções na dimensão do cortejo. William e Kate contaram com um grupo de seis crianças (quatro ‘daminhas’ e dois pajens) e Meghan e Harry tinham 10 crianças no cortejo.
Um pormenor interessante sobre o bouquet de flores de Meghan é o facto de ter contemplado miosótis, a flor preferida da princesa Diana, numa clara homenagem e forma de manter presente a sua memória num dia emotivo como este. Tanto Meghan como Kate optaram por ter ramos semelhantes, pequenos e discretos e a opção por cada flor teve um significado associado.
O primeiro beijo depois da cerimónia é algo de muito íntimo e irrepetível. Podemos assumir que aquele que houve entre Meghan e Harry foi mais intenso. Na imagem pode ver-se a ex-atriz a agarrar a mão do marido.
Uma semelhança interessante entre as duas bodas é a escolha do fato do noivo: ambos os irmãos utilizaram fardas militares nas cerimónias. William, apesar de fazer parte da Força Aérea, optou por utilizar a farda da Irish Guard (Exército britânico), uma vez que assumia funções como coronel honorário. Este sábado, o príncipe Harry e o irmão utilizaram, com a devida permissão da rainha, o uniforme dos Blues e Royals, a cavalaria do Exército britânico. Também no casamento do irmão, e na qualidade de padrinho, utilizou esta indumentária.
No que diz respeito à tiara, Kate utilizou a famosa Halo cedida pela rainha Isabel II com um total de 739 brilhantes e 149 diamantes. Por sua vez, Meghan utilizou pertencia à rainha Mary, avó de Isabel II.
Em termos de pastelaria, William e Kate escolheram Fiona Cairns para preparar o seu bolo, composto por oito andares com diversos bolos confecionados de acordo com uma receita que inclui passas, nozes, cerejas e conhaque francês. Claire Ptak foi a opção de Meghan e Harry. Tinha xarope de flor de sabugueiro, confecionado na residência da rainha em Sandringham a partir das próprias árvores de sabugueiro da propriedade.
No caso de William, a receção foi servida a 300 convidados. Harry teve um total de 200 convidados.
No casamento de William, Isabel II optou por um fato de cor amarela. Para a cerimónia de Harry e Meghan preferiu um fato em tom verde-água e uma saia florida.