
Isabel II regressou esta segunda-feira, dia 7, ao Castelo de Windsor, depois de ter passado o 70º aniversário das sua ascensão ao trono em Sandringham, a sua propriedade em Norfolk, Foi possível ver a rainha no banco traseiro do seu carro, a sair da quinta, antes de apanhar um helicóptero que a levou de regresso a Londres.
Tradicionalmente, a monarca costuma passar algum tempo em Sandringham durante o inverno, chegando à residência antes do Natal e regressando a Windsor apenas na primeira semana de fevereiro. No entanto, este ano, à semelhança do ano passado, a rainha passou o Natal apenas com parte da família – desta vez com o príncipe Carlos e a mulher, Camilla -, em Windsor, tendo viajado para a sua residência em Norfolk apenas depois da época festiva.
De recordar que, apesar de as comemorações do Jubileu de Platina da rainha decorrerem apenas entre os próximos dias 2 e 5 de junho, Isabel II teve direito a alguns festejos no dia em que atingiu esta marca histórica. A King’s Troop Royal Horse Artillery, nomeada pelo rei George VI, pai de Isabel II, comemorou a data de forma clássica, ao disparar 41 salvas no Green Park, perto do Palácio de Buckingham.
Mais tarde, na Torre de Londres, onde se guardam as joias da Coroa britânica, foram disparadas mais 62 salvas.