
A propósito da inauguração da Unidade Queen Elizabeth, no Royal London Hospital, a rainha Isabel II esteve numa videochamada com alguns elementos do NHS, o serviço nacional de saúde britânico, assim como com um paciente que foi tratado naquela ala, que foi agora inaugurada.
Asef Hussain, assim como outros elementos da sua família, contraíram Covid-19 em dezembro de 2020. A doença vitimou alguns membros da família e Asef precisou de ser internado, tendo estado durante algum tempo a respirar com o auxílio de um ventilador. Atualmente, e como referiu na conversa com a rainha, já deixou a cadeira de rodas em que se locomovia até há pouco tempo, estando ainda em recuperação.
“Isso [o vírus] deixa uma pessoa muito cansada e exausta, não é? Esta pandemia horrível”, referiu a rainha, que também sofreu com os efeitos da Covid-19. A monarca esteve infetada com o vírus no passado mês de fevereiro, mas de acordo com a Casa Real, teve apenas sintomas ligeiros da doença, semelhantes aos de uma gripe. Cabe recordar que, na época em que foi infetada, Isabel II, que completa 96 anos no próximo dia 21 de abril, tinha já tomado as duas doses da vacina, bem como a dose de reforço.
A unidade em causa, com 155 camas, foi construída em apenas cinco semanas, com o objetivo de receber pessoas infetadas com Covid-19 que precisassem de apoio respiratório.