
Foi no Bairro Alto, na cozinha do Raw Culture – um boutique aparthotel de 5 estrelas que junta, no edifício de uma antiga tipografia, 13 lofts, um bar, espaço para co-working e galeria de arte multidisciplinar, uma verdadeira man cave onde não faltam motas clássicas, posters de cinema vintage e até uma máquina de flippers –, que Tiago Froufe recebeu a Caras para uma sessão de culinária.
Apaixonado por bacalhau, o consultor de comunicação aceitou o desafio do Bacalhau da Noruega para criar uma receita para esta Páscoa, uma tradição que muito aprecia e que celebra em família, junto com os pais, os quatro irmãos, os sobrinhos e a sua filha Amélia, de 10 anos. Tiago, que cozinha desde os 18 anos, quando entrou para a faculdade e foi morar sozinho, vestiu o avental e colocou mãos à obra. Rodeado dos ingredientes necessários, foi fazendo a receita do seu risotto, passo a passo.
“O meu prato-estrela, é mesmo verdade, pois costumo fazer bastante e sai sempre bem, até para a minha filha, são uns lombos de bacalhau no forno com batata assada, sem grande ciência”, conta acrescentando “o bacalhau é tão bom que devia ser consumido no dia-a-dia, não apenas em dias especiais, tipo Natal ou Páscoa. Tenho uma família muito tradicional e grande, costumamos passar a Páscoa juntos e, à semelhança de qualquer família portuguesa, é à mesa que passamos mais tempo”.

A trabalhar em influence marketing desde 2013 – ano em que fundou a LUVIN’, aquela que foi a primeira agência de influence marketing a nascer em Portugal, quando o fenómeno dos influenciadores ainda era recente – Tiago move-se como peixe na água debaixo de holofotes e câmaras de vídeo, entre uma colher de manteiga e as lascas perfeitas do bacalhau cozido.
Quem sabe também fruto da sua experiência na televisão, onde trabalhou durante 6 anos? “É possível, passei pela TVI, onde fiz produção de programas, conteúdos, preparação de equipas”. De caminho fez amizade com o ator Pedro Teixeira de quem é, ainda hoje, “sócio” na marca Bons Rapazes, uma digital magazine que se debruça sobre temas de interesse de ambos: carros, motas, música, moda. O match perfeito com o lugar onde nos encontramos. “Adoro este espaço meio vintage mas atual, com as motas antigas, os flippers… Dá vontade de fazer disto a minha casa!”
Risotto de Bacalhau da Noruega com Coentros (serve 2 pessoas)
Ingredientes
2 postas ou lombos de Bacalhau da Noruega (mais ou menos 400g)
500 ml caldo de cozer o bacalhau
180 gr. arroz para risotto
50 ml. azeite
50 gr. manteiga
Alho e cebola (picados) q.b.
Vinho branco q.b.
Coentros q.b.
Queijo parmesão q.b.

Receita
Num tacho, cozer o Bacalhau da Noruega com cabeças de alho e uma folha de louro. Retirar e deixar repousar por 15 minutos. Noutro tacho, colocar um fio de azeite, manteiga, alho picado e cebola. Deixar refogar sem alourar. Adicionar o vinho branco e deixar evaporar. Adicionar o risotto e o caldo com a água onde cozeu o Bacalhau da Noruega até cobrir bem. Ir adicionando mais caldo e mexer continuamente, em lume brando. Quando conseguir fazer com a colher de pau um “caminho” no meio do arroz, está pronto. Adicionar nozes de manteiga e lascas de parmesão. Mexer bem. Corrigir os temperos e adicionar os coentros. Servir bem quente, cobrindo o risotto com as lascas de Bacalhau da Noruega reservadas. Finalizar com lascas de parmesão.
