Comprar roupa para as crianças pode ser uma atividade stressante. É preciso ter em conta demasiadas variáveis: acertar no tamanho de maneira que nem fique demasiado grande, nem deixe de servir em meia dúzia de meses; escolher peças de boa qualidade para que aguentem muitas lavagens e, de preferência, feitas com materiais sustentáveis porque não há planeta B; e, mais importante que tudo, comprar coisas de que nós gostemos, mas que agradem também aos miúdos – quem já tentou vestir uma criança contra a sua vontade sabe quão traumática pode ser a experiência.
Se está a ficar com palpitações só de imaginar a próxima ida às compras, temos boas notícias para si: a Mayoral, líder no sector de moda infantil na Península Ibérica, acaba de lançar a nova coleção primavera-verão 2023. A marca veste e calça bebés, crianças e adolescentes até aos 16 anos. E, nesta temporada, tem novidades em termos de modelos, padrões e materiais, com peças do casual ao homewear sem esquecer os looks de cerimónia, que prometem agradar a todos. Também o compromisso com o planeta é fundamental para o desenvolvimento desta coleção, com recurso a fibras eco-responsáveis, como o algodão sustentável, o tencel TM e o lyocell.
Meninas frescas e coloridas
Para as meninas, a Mayoral sugere silhuetas frescas e contemporâneas, com calças de corte largo e calções de cintura subida. As peças têm inspiração sport chic, com apontamentos boho, cores étnicas e motivos rústicos. A palete de cores recai sobre os verdes e os rosas, que contrastam com o maçapão e a canela, com apontamentos em tons flúor. Há também estampados de aguarelas e riscas do arco-íris. Espaço ainda para apontamentos artesanais como contas, detalhes de crochet, maxi-perfurados, favo de mel ou folhos. Não esqueça que pode também contar com peças de swimwear e roupa para usar em casa, como diversos tipos de pijama, ou roupa interior.
Rapazes com novas silhuetas
Quanto aos meninos, imperam as peças com ombros caídos, volumes e cortes ligeiramente oversize, que criam uma silhueta mais descontraída e casual. A ganga é rainha: há novas lavagens, regressa o casaco de ganga e aparecem novas opções, como a malha de ganga. Em termos de cores, o cinza contrasta com cores ácidas e há estampados como o quadriculado e o tie-dye. Há ainda padrões com dinossauros e apontamentos de cultura pop com desenhos de alimentos e foodtrucks. Quanto às peças, surge o jogger plano, bermudas e calças que combinam com casacos. Também os meninos contam com opções de homewear e swimwear e todas as calças de ganga são eco-friendly.
Delicadeza para os bebés
Já na coleção para bebé, o conforto e a praticabilidade são as palavras-chave, com peças que acompanham a sua criança em todas as etapas, do descanso à descoberta, e que facilitam a mudança de fraldas. Terá ainda à sua disposição peças de roupa com proteção UPF 40+, imprescindíveis para os dias de sol que se aproximam. A paleta de cores é rica e variada, com tonalidades que vão do aqua ao chocolate. Pela primeira vez, os mesmos estampados são utilizados nas linhas casual e clássico. Tem ainda à sua escolha peças unissexo em tons neutros. E vai também ser lançada a primeira coleção de banho coordenada entre as secções de bebé, menina e menino, tornando mais fácil identificar os seus filhos na praia, quando cada um corre para seu lado.
Sapatos flexíveis e confortáveis para todos
No que toca ao calçado, os tons tostados e azuis destacam-se nos sapatos dos meninos, enquanto os rosados e neutros predominam nos sapatos das meninas. Há painéis coloridos, motivos de inspiração artesanal e aplicações interativas. Em todas as linhas, a flexibilidade das solas e leveza dos modelos são melhoradas. Além disso, todas as sandálias feitas de couro utilizam couro curtido sustentável. Já os sapatinhos dos bebés têm uma sola leve e elevada para proteger o pé, forma arredondada para deixar espaço suficiente para os dedos e são fáceis de calçar graças aos seus fechos de velcro, fechos de correr e cordões elásticos. Todos feitos sem químicos, com corte, palmilhas e forro em couro curtido sustentável.
Nesta coleção há também maior coordenação entre as secções Baby, Mini e Junior, bem como entre as coleções de menino e menina, cujo fio condutor é o vermelho. O que quer dizer que se tiver mais do que uma criança poderá vesti-las de forma coordenada, apesar de os seus tamanhos estarem incluídos em secções diferentes. A coordenação das cores e de estilos torna-se num desafio realmente divertido! Isto é, cada um com a sua personalidade e estilo próprio.