Dos stands oficiais das marcas aos preparadores, há de tudo no Salão Automóvel de Genebra, incluindo o carro mais caro do mundo, o Lamborghini Venevo, de 3 milhões de euros.
Foram várias as marcas que apresentaram protótipos, outras tantas que mostraram novas soluções em termos de segurança, como foi o caso da Volvo, que revelou um novo sistema de deteção de ciclistas com travagem automática.
Este ano, duas das mais míticas marcas deram cartas em Genebra. Falamos da Ferrari, que apresentou o LaFerrari, o modelo mais potente de sempre da marca italiana, com 963 cv, e da Lamborghini, que deu que falar com a apresentação do Veneno, uma edição limitada a três exemplares, que custa qualquer coisa como três milhões de euros e tem uma potência de 750 cv. Ainda no capítulo dos carros de sonho, destaque para o McLaren P1, com 916 cv.
O novo Corvette Stingray em versão Convertible talbém deu nas vistas, assim como o novo Alfa Romeo 4C, um coupé de dois lugares e 240 cv que estará disponível ao público no próximo mês de outubro.
Este revelou-se um salão especial para a Volkswagen, que viu o novo Golf ser eleito Carro Internacional do Ano. A ocasião ideal para a apresentação das versões Variant (carrinha), Cabrio, GTI e GTD. Os novos VW XL1 e Cross Up! também deram nas vistas.
A Audi apostou no A3 sportback e-tron/g-tron e nas versões desportivas S3 Sportback, RS Q3, RS 7 Sportback e RS 6 Avant. No stand da BMW assistiu-se à estreia da versão M do Série 6 Gran Turismo, do facelift do roadster Z4 e do Série 3 GT.
Na Mercedes-Benz o grande destaque foi para o novo CLA, mas também se assitiu à estreia mundial do Classe A 45 AMG, com 360 cv, e que chega em junho. Pudemos também ver ao vivo a renovada gama do Classe E.
Quem também apostou numa total renovação da gama foi a Volvo, com especial atenção para a V60 e V70, XC60 e XC70. A marca sueca deu ainda destaque à V60 Plug-In Hybrid e apresentou um inovador sistema de deteção de ciclistas, desenvolvido com base no bem sucedido e já conhecido sistema de deteção de peões.
Quanto às marcas francesas, a Peugeot e a Renault apostaram forte nos seus novos SUV’s, o 2008 e o Captur, dois modelos que prometem fazer sucesso em mercados como o português. No stand da Peugeot pudemos ainda conhecer as versões GTI e XY do 208 e admirar o protótipo ONYX.
A Citroën deu honras de estrela ao muito fashion DS3 Cabrio, apresentou o renovado C3 e mostrou ao mundo o monovolume Technospace.
Quanto ao grupo General Motors, a Opel reforçou a aposta no citadino Adam, agora com uma versão crossover, o Adam Rocks Concept, e no regresso aos descapotáveis com o bonito Cascada. No stand da Chevrolet os olhares desviavam-se inevitavelmente para os Corvettes e para os Camaros, mas convém realçar a renovação do Captiva e a apresentação do novo Trax. A marca reforça ainda a sua aposta nos elétricos com o lançamento do Spark EV, que chega à Europa em 2014.
Virando agora a Oriente, a grande novidade da Honda foi a apresentação da carrinha Civic. É certo que ainda é um protótipo, mas não andará muito longe da realidade. A marca avança ainda o regresso do super-desportivo NSX.
A Toyota apresentou a versão carrinha do Auris, batizada de Touring Sports, mostrou o novo RAV4 e revelou o desportivo FT-86 Open. A marca surpreendeu ainda com o i-Road, um veículo elétrico de dois lugares e cabina fechada com duas rodas à frente e uma atrás.
A Mazda apostou no novo Mazda6 e apresentou algumas renovações na gama, enquanto a Suzuki concentrou atenções na renovação do SX4.
A Hyundai apresentou novo Grand Santa Fe, enquanto a Kia mostrou o compacto desportivo Cee’d GT e o futurista Provo.
No stand da Ford tivemos oportunidade de ficar a conhecer o novo Mondeo e o SUV EcoSport, que estará à venda no final do ano. A marca apostou também nas versões ST do Fiesta e do Focus.
Já a Nissan, apresentou o minimonovolume Note e o concept Resonance. A aposta no elétrico Leaf continua, com algumas alterações no modelo. O espírito Nismo está representado com os modelos Juke e 370Z.
Durante o dia em que visitámos o Salão Automóvel de Genebra tivemos o privilégio de nos cruzar com inúmeros carros de sonho, dos luxuosos Rolls Royce, com especial destaque para o Wraith, o modelo mais potente de sempre desta marca, aos exclusivos e sempre elegantes modelos da Bentley. Conhecemos ainda pessoalmente o Jaguar F-Type, ‘o carro de Lana del Rey’ e apreciámos os desportivos Aston Martin.