Situada em Vila Nova de Gaia, esta moradia conta com uma área total de 992m, distribuídos por três pisos. “Trata-se de uma casa de 1938, que foi adquirida em 2005 pelos atuais proprietários e sofreu uma remodelação, conjugando em perfeita harmonia a sua traça original, antiga portuguesa, com retoques de contemporâneo. O projeto de arquitetura é da autoria do gabinete Estúdio Tempo”, revela Isabel Santos, da empresa Empatias, responsável pela decoração dos interiores.
O resultado evidencia as potencialidades do espaço, mesmo antes de ser habitado: “A casa possuía muitas janelas, o que potenciava a possibilidade de explorar as bonitas vistas de mar”, conta Isabel Santos, que fez questão de convidar a natureza a entrar, privilegiando o diálogo entre interior e exterior.
Além de tecidos leves e translúcidos, que filtram a luz natural, sem, no entanto, obstruir a ligação visual com o exterior, a decoradora optou por utilizar materiais nobres, como veludos, sedas e brocados, “com o objetivo de tornar os espaços confortáveis, mas também com alguma resistência, pois todas as divisões são utilizadas ao máximo por todos os elementos da família”, sublinha Isabel Santos, revelando ainda a escolha cromática: “Os clientes tinham como cores de eleição os brancos, pretos e vermelhos”.
De tons neutros, a decoração da ampla sala (com área de estar, TV e mesa de jogo), criada para viver e receber com conforto, privilegia a atmosfera contemporânea, pontuada por peças e detalhes em tom de vermelho. Isabel Santos revelou-se rigorosa com as proporções e a disposição de mobiliário, misturando referências de design com objetos já existentes: “O critério de distribuição teve a ver com a explicação por parte dos proprietários dos seus hábitos, gostos e vivências. Depois arranjámos uma coordenação que nos pareceu equilibrada entre as cores e as peças de decoração, que são fundamentalmente provenientes de Itália. Quanto aos objetos são resultantes de viagens dos proprietários e foram adquiridos em ocasiões especiais”.
Ainda no andar social, destaque para o piso totalmente branco, combinando com o esquema de tons neutros eleito, criando um visual mais despojado e estendendo-se a vários ambientes, caso da sala de jantar, cozinha, lavabo social e hall, cuja parede cinza prende o olhar.
Os quartos, além de casa de banho e closet, possuem características que espelham a maneira de ser de cada utilizador: o verde, presente na parede da cabeceira e na porta de correr, que serve para separar áreas, traduzem a jovialidade do ambiente contemporâneo concebido para o jovem proprietário; já os matizes mais escuros imprimem elegância e sofisticação ao espaço do casal, com zona de leitura.
“Os proprietários queriam um espaço confortabilíssimo, moderno, sem, no entanto, e esta foi uma das condições dos mesmos, ser minimalista”, conta Isabel Santos, afirmando que a decoração atual está preparada para resistir à passagem do tempo: “Esta casa foi pensada no sentido da sua intemporalidade. A proprietária queria que tivesse glamour, o que de alguma forma conseguimos com os diversos materiais, texturas e cores utilizados”.
Feito à medida, o projeto de decoração, de estética apurada, respondeu aos critérios de vivência, tanto urbana como familiar, dos clientes: “Em virtude de a disposição das divisões ser muito funcional, todas as divisões têm uma utilização diária”. Mas há uma que, entre todas as outras, ganha favoritismo e assume-se como protagonista da casa: “O salão de jogos com piscina, porque satisfaz os interesses individuais de todos os membros da família”.
Posto isto, a pergunta que se coloca: um espaço para a vida? “Este projeto foi elaborado com o objetivo de satisfazer na plenitude e a longo prazo os desejos da família, pelo que não se perspetiva nenhuma mudança, mesmo porque não seria fácil encontrar uma casa que concilie tantas qualidades”.
Decoração: Vivência Familiar em Gaia
Em Vila Nova de Gaia, uma moradia de três pisos. Base neutra associada a materiais e texturas nobres, peças de design e objetos pessoais para viver e receber com conforto.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites