– Quando, e porquê, foi criada a marca?
– A marca surgiu no final de 2011 e resulta de um projeto experimental de um head designer com um projeto de autor tipo one man show, que vai desde a conceção até à sua produção e comercialização.
– As peças são todas portuguesas?
– Cem por cento portuguesas, da conceção ao fabrico, se se considerar que estamos a falar de um projeto de autor ao qual o criador elabora as suas peças com base na recolha de produtos existentes no mercado, uns novos, mas que são readaptados para funções diferentes, das quais originalmente foram produzidos, outros recuperados e reutilizados de equipamentos em fim de vida.
– Onde são fabricados os candeeiros?
– As peças são fabricadas no meu ateliê/oficina com métodos totalmente manuais.
– Quem são os designers?
– Apenas eu… (Tó Martins). No entanto, a ideia é estabelecer parcerias com outros designers em áreas como a moda, joalharia, entre outras, para concretizarmos peças conjuntas.
– A que mercado se destina?
– A marca pretende apostar em pequenos nichos de mercado, compostos por pessoas que valorizem o design e a arte como complemento do seu dia-a-dia, pessoas que estabeleçam estados emocionais com as suas peças.
– O que distingue a marca, e as suas peças, das já existentes no mercado?
– Por um lado, o projeto Rewashlamp explora um novo conceito de decoração/iluminação que resulta da aplicação de técnicas e materiais de variadas indústrias em objetos reutilizados e recolhidos de equipamentos em fim de vida. Por outro, a aposta na criação de coleções sazonais compostas por 12 peças, um pouco à imagem do mercado da moda. Inovação, irreverência, experimentação, sustentabilidade, empreendedorismo e emoção são palavras que definem a exclusividade das peças Rewashlamp.
– Novos projetos?
– O desafio depara-se com o desenvolvimento da próxima coleção de 12 novas peças.
– Quais os locais de venda ao público?
– Além da venda online, na Loja de Serralves.
Decoração: Projeto Rewashlamp
Um conceito de iluminação, que junta reciclagem, criatividade e mestria do trabalho manual ao transformar tambores de máquinas de lavar roupa, velhas ou avariadas, em candeeiros de pé, únicos e originais. Eis a proposta da Rewashlamp.