Estamos num exuberante jardim, mesmo ao lado do mar, com uma vista deslumbrante para o estuário de L’Odet, na zona das montanhas Noires, ponto mais a norte da costa francesa. Para desfrutar comodamente deste ambiente excecional, a casa Mendao foi meticulosamente posicionada no terreno e o seu interior oferece, a quem lá se encontra, uma ampla fotografia da envolvente, graças às suas paredes de vidro estrategicamente pensadas para o efeito. Esta solução da arquitetura ‘rasga’ a construção de alto a baixo, ou seja, começa no rés-do-chão e tem continuidade até ao sótão, aqui o segundo andar da moradia.
A enriquecer toda esta envolvência singular, está um belo caminho emoldurado por rododendros que nos leva até esta habitação, de dois pisos. A partir daqui, a vista estende-se e de forma impressionante por uma paisagem de sonho, o estuário de L’Odet. Quando Al, decorador de interiores, e Bruno descobriram esta propriedade à venda, podemos dizer que foi amor à primeira vista. A localização excecional, um terreno em várias cotas sobre o rio costeiro, fez esquecer a habitação que lá se encontrava, construída segundo o estilo tradicional daquela região francesa. O principal objetivo foi adaptar a casa à forma de vida mais contemporânea dos novos proprietários.
Decoração: ‘Chalet’ de sonho
No ponto mais a norte da costa francesa, integrado num belo jardim, ao lado do mar e com vista para o estuário de L'Odet, um chalet foi adaptado através da arquitetura à vivência contemporânea.