Em todos os projetos de arquitetura, Inês Madeira segue um método próprio sem, com isto, impor gostos e vontades. O seu trabalho passa por perceber os ambientes em que as pessoas se sentem confortáveis e adaptar a decoração àquilo que lhe vão solicitando a cada desafio. Foi isto que, mais uma vez, colocou à prova quando aceitou decorar esta moradia de férias situada no litoral alentejano. Tal como na culinária, também a decoração não exige que se seja fiel a receitas. Muito menos a ditames da moda. “Não é um trabalho em série, implica paixão, entrega e capacidade de nos adaptarmos a cada caso específico”, explica a arquiteta, reconhecendo que o facto de conhecer os clientes possibilitou uma abordagem diferente, mas nem por isso tornou as funções menos exigentes. A casa apresenta um enquadramento perfeito com a envolvente e privilegia do contacto direto com o mar, à qual se soma a entrada de muita luz natural.
Construído de raiz pelo ateliê Getib Arquitectos, o imóvel, de três pisos, conta com compartimentos funcionais e matérias-primas contemporâneas, nomeadamente a utilização do microcimento no piso e bancadas. Um material
que não requer grande manutenção, “apenas deve ser limpo com água. Os riscos e as marcas que aparecem ao longo do tempo são próprios do uso e necessários para o microcimento deixar transparecer as suas características e imagem pela qual todos o conhecem”, sublinha Inês Madeira que, embora manifeste aqui uma tendência por objetos em ferro e madeira, rejeita a designação do chamado ‘estilo industrial’.
Decoração: Casa de férias
É neste refúgio que uma família descansa de um ano de trabalho e contempla a paisagem do litoral alentejano.