“Esta moradia (tipologia T5, com quatro pisos, num total de 300m2, na Lapa, em Lisboa) é arrendada e nela vive um casal jovem com um bebé recém-nascido”, revela Isabel Pires de Lima, responsável pela decoração. “A casa já se encontrava intervencionada pelo arquiteto Bernardo Alves. Coube-me conjugar a arquitetura existente com um estilo mais eclético e, por sua vez, mais cosy e confortável”, continua. “Encontrei um espaço totalmente vazio, com boas áreas, luz natural, materiais modernos, como as vigas à vista e o vidro, pavimento em pinho de tábua corrida e espaços bem divididos. Uma boa base para o projeto que desenvolvi”.
Segundo a decoradora, o objetivo passou por responder às necessidades, aos gostos e ao estilo de vida dos moradores. “Tornar os espaços mais quentes, confortáveis e menos modernos. As intervenções passaram maioritariamente pela pintura (sala de estar e jantar no tom cinza, suíte principal na cor bege e cozinha com tinta efeito ardósia) e pelo papel de parede (hall e quarto do bebé)”, avança. “Apelidei o projeto de ‘Ouro sobre Azul’, pois os azuis foram os tons mais marcantes e presentes na decoração. Dentro desta paleta, trabalhei com diferentes tonalidades, do azul noite ao azul mar. Para os quartos escolhi cores mais sóbrias e tranquilas, beges, cinzas e branco. Acho importante que as zonas de dormir sejam espaços calmos, tranquilos e adaptados às necessidades de quem os habita. Sendo um casal jovem, proveniente de duas culturas diferentes (portuguesa e americana), tentei ‘casar’ os dois backgrounds. O gosto por peças clássicas e modernas num ambiente clean, jovem, alegre e confortável”, nota Isabel Pires de Lima. “Procurei desenvolver um estilo eclético, com referências clássicas portuguesas passando pelo colonial americano até ao moderno universal, e optei por linhas geométricas e estilizadas, acessórios e peças de arte de diferentes épocas e zonas do globo”.
O resultado, diz-nos, está à vista. “Um espaço requintado, desafogado, com detalhes e pormenores muito peculiares, de convívio e onde apetece estar”, descreve, acrescentando: “Foi tudo pensado como um conjunto, começando pelo revestimento das paredes, mobiliário, estofos e iluminação até aos tapetes e acessórios. Para quebrar a seriedade dos espaços coloquei apontamentos garridos de cor, como o amarelo na sala de estar”.
Decoração: Ouro sobre azul
Na Lapa, em Lisboa, uma moradia de 300m2 exibe interiores confortáveis, tendo por base modernidade e equilíbrio.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites