A boa localização, a luz natural e as áreas desafogadas foram argumentos suficientes para um jovem casal de médicos (com duas filhas) adquirir um apartamento, com cerca de 10 anos, no Parque das Nações, em Lisboa. Apesar do grande potencial, a residência necessitava de algumas intervenções de modo a que os espaços fossem modernizados e adaptados à vivência dos novos moradores.
Para esse efeito foi contactado o ateliê Insight, Arquitectura de Interiores e Design. Durante a reunião preparatória definiu-se a estratégia a seguir, antes mesmo de se poder encetar o novo esquema de decoração dos interiores. Foi preciso proceder à mudança de todos os revestimentos, remodelar a cozinha e as casas de banho, redefinir a iluminação (tectos com luz indireta), anular algumas portas e deitar abaixo paredes (para ampliar espaços), tratar da pintura, colocar papel de parede e reorganizar a zona privada da casa. Com todos estes melhoramentos, o apartamento foi atualizado numa base mais contemporânea. Acabaram por ser três intensos meses de obra que incluíram a decoração e a necessidade da equipa envolvida superar alguns desafios pelo meio. Um dos mais evidentes terá sido, nas palavras de Paula Gomes, profissional que divide com Sílvia Ramos os destinos da Insight, a parede da lareira originalmente revestida a mármore: “Não era possível destruir o alçado, clássico e desenquadrado, pelo que decidimos forrar a área com uma superfície de espelho, não só modernizámos o look como ampliámos visualmente a sala”, explica a decoradora.
Decoração: Nova vivência
Tectos com luz indireta e paredes revestidas a papel de parede têxtil. Tabuleiro na zona de bar, lacado a preto, com alheta revestida a couro entrançado da Dedar
Ricardo Oliveira Alves
Tectos com luz indireta e paredes revestidas a papel de parede têxtil. Tabuleiro na zona de bar, lacado a preto, com alheta revestida a couro entrançado da Dedar
Ricardo Oliveira Alves
No Parque das Nações, em Lisboa, o ateliê Insight assina o novo layout de um apartamento para uma jovem família, com duas filhas.