![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2021/02/Bettina-Prinzessin-zu-Sayn-Wittgenstein-c-Engel-Vo%CC%88lkers-AG.jpg)
O velho ditado “A minha casa é o meu castelo” talvez nunca tenha tido tanto sentido como na situação atual em que nos encontramos. Como resultado da pandemia do coronavírus, o lar é precisamente o coração deste “novo normal”, onde passamos cada vez mais tempo. Em todo o mundo, a necessidade de sensação de segurança, conforto e uma envolvente aconchegante intensificou-se. Do natural ao opulento, do colorido ao minimalista – as tendências de interiores desta estação são de facto uma mistura diversificada.
- Novo luxo: Naturais
A sustentabilidade é agora uma tendência bem estabelecida nas habitações, refletida este ano sob a forma de materiais naturais. Madeiras, vidros e metais trabalhados estão em voga. Não prejudicam o ambiente e criam um espaço acolhedor que irradia tranquilidade e requinte. Com este maior reconhecimento da importância da sustentabilidade, as pessoas tendem também a investir em menos objetos, ainda que assegurando que são peças de afirmação valiosas.
- Minimalismo acolhedor
O “minimalismo acolhedor” é a simbiose entre simplicidade e elegância. Esta tendência combina os designs ideais de uma abordagem pragmática e funcional com um conceito interior onde o conforto e o estilo são centrais. Uma marca típica da arquitetura e design minimalista é evitar qualquer tipo de “excesso visual”. As cores primárias vermelho, amarelo e azul são, portanto, frequentemente utilizadas, assim como as formas geométricas simples, como círculos, quadrados ou triângulos. Superfícies lisas e uma utilização moderada de elementos contrastantes vão enfatizar a sensação geral de homogeneidade de um espaço.
- Espaço de escritório e design funcional
Antes do início da pandemia, apenas uma pequena minoria das pessoas considerava criar um espaço de trabalho em casa. No entanto, com a situação atual, para muitas famílias, trabalho, escola e lazer, começaram a sobrepor-se. Grande parte da vida está a ser passada debaixo do mesmo teto, o que significa que a maneira como usamos e dividimos o nosso espaço está a mudar com estas novas necessidades. As estruturas de aço preto e o estilo industrial da Crittall Windows estabeleceram-se como elementos de design para espaços de trabalho repletos de luz. De um modo geral, a procura de soluções arquitetónicas individuais com layouts de salas inteligentes e interiores multifuncionais está a aumentar. A longo prazo, vai moldar a natureza dos nossos espaços.
- Jardins suspensos e plantas de interior
Os interessados em adicionar elementos naturais ao design de interiores com plantas de casa vão adorar esta tendência: plantas suspensas e trepadeiras. Estas criam a impressão visual de que uma sala é maior do que realmente é. Além disso, as plantas suspensas são a maneira ideal de dividir um espaço e garantir ar limpo e maior humidade. Combinados com cestos e prateleiras suspensas, podem dar um toque de ambiente externo a qualquer assoalhada.
- 50 Sombras de Azul
A intemporal cor azul é particularmente prevalecente no design de mobiliário neste momento. Para além dos azuis escuros, os tons de azul cinzento e aqua combinados com branco e creme são muito populares, e frequentemente usados em salas de estar e quartos. Os móveis macios em veludo azul acrescentam um toque mais requintado a estes espaços.
- Cozinhas de dois tons
A cozinha é uma das divisões mais utilizadas na casa e esta estação está a receber uma nova tendência – em duas tonalidades diferentes. As cozinhas com dois tons são a escolha ideal para quem quer personalizar o interior e adora contrastes excitantes. Uma ilha de cozinha pode muitas vezes servir como uma atração ao nível da cor. Outra opção popular é o jogo de cores entre unidades de base de cozinhas escuras e unidades de paredes claras, ou vice-versa.
- Casas de banho de betão
A casa de banho – muitas vezes tão subestimada – está a evoluir de uma área puramente funcional para uma divisão percebida como um verdadeiro espaço de bem-estar. Com o design certo, pode ser transformada numa área de um apartamento ou moradia onde as pessoas gostam de passar tempo e cuidar tanto do corpo como da alma. A introdução de materiais não convencionais e padrões lúdicos está em sintonia com as tendências. O mármore, por exemplo, encarna o luxo, enquanto novos tipos de misturas de cimento e até betão clássico proporcionam efeitos óticos interessantes. Ou o granito, emanando uma estreita afinidade com a natureza.
Quando se trata de conceber espaços, as possibilidades de expressar o próprio estilo pessoal são praticamente ilimitadas. De referir finalmente que estas tendências se destinam a inspirar e podem ser adaptadas de acordo com os gostos e necessidades de cada um.