Sob as mãos de Norah Fernandes e João Uchoa, dupla que assinou este espaço que passou pela mostra de design de Minas Gerais, CASACOR Minas, nasceu uma sala para uso contemporâneo que se revela ao mesmo tempo uma homenagem ao design brasileiro dos últimos 70 anos.
Muitas das peças ali presentes passaram por um cuidadoso trabalho de restauro. São preciosidades que contam um pouco da história do design brasileiro e permitem novas abordagens, como é caso da lareira, em plano de destaque, que também é uma mesa de centro, em pedra sabão e cone de chapa dobrada.
O destaque desta sala vai para uma outra mesa de bar original desenhada por Joaquim Tenreiro para um apartamento no Rio de Janeiro em 1967.
Duas poltronas na cor mostarda, de Sérgio Rodrigues, e duas prateleiras também deste designer, em jacarandá, fazem parte do ambiente, bem como uma outra poltrona original, do acervo da família Ricardo Fasanello.
Todas estas peças conjugadas com modernas obras de arte e uma envolvente exterior de características contemporâneas, resultam num ambiente eclético que honra o passado e a identidade preexistente, sem nunca comprometer o futuro e as exigências de bem-estar atuais.
Fotos: Jomar Bragança