Este apartamento, no Largo Vitorino Damásio, em Santos, Lisboa, foi alugado e renovado pelo inquilino. “As obras de reabilitação foram feitas por mim”, diz Paulo Amaro. “Vivi aqui 10 anos”, conta. Os verbos, conjugados no passado, justificam-se (“entretanto, devolvi a casa aos senhorios”) e estendem-se à decoração, composta essencialmente por peças vintage, originais e de época, e obras de arte de apreço, trazendo história, memórias e conferindo personalidade aos ambientes.
“Em tempos, fui galerista de arte e tive uma loja de mobiliário na Rua de São Bento. Hoje tenho um AL na Rua da Madalena (madalena.orquidealiving.com), um projeto vinícola (casamaro.pt), e estou a desenvolver outros projetos de enoturismo no Dão, na Comporta e em Tavira”, revela.
A casa foi atualizada misturando passado e presente, sem, no entanto, perder o charme de outros tempos e as características arquitetónicas de origem, caso dos tetos altos trabalhados. O branco, eleito como base, predomina, pontuado por cores vivas atribuídas pelo mobiliário e pelos acessórios. Ícones de design convivem com escolhas e soluções contemporâneas num espaço inundado de luz.
Fotos: Ana Paula Carvalho