Em Lisboa, entre o Saldanha e o Campo Pequeno, este apartamento T3, com 220m² distribuídos por oito divisões, foi totalmente remodelado há três anos.
“Tratando-se de um espaço antigo, o edifício é da época do Estado Novo, anos 40, pretendeu-se introduzir códigos estéticos contemporâneos e padrões de conforto atuais, mantendo alguns detalhes de origem”, revela Renata Santos Machado, responsável pelo projeto.
“Na decoração, o objetivo foi criar um ambiente moderno, simples e confortável, onde todos se sintam bem. Conseguiu-se um resultado marcado pelo valor acrescentado que sempre resulta da mistura de diferentes materiais: mármores, madeiras, metais, couros, veludos, linhos, entre outros. O recurso a uma paleta de tons neutros e suaves remete para tranquilidade. Poucos artigos decorativos, para dar o justo protagonismo ao design individual de cada peça, pontuados por jogos de luz com forte presença, arte e plantas. A maioria das peças foi adquirida para o projeto, mas também se incluíram vários elementos da casa anterior”, continua Renata Santos Machado.
“Este apartamento é, em simultâneo, habitação e local de trabalho, sendo vivido diariamente pela proprietária e pela sua equipa, bem como por todas as pessoas que recebe a título privado ou profissional. A zona das salas, pela sua amplitude, multifuncionalidade e ótima energia, dada a excelente exposição solar, é considerada o espaço de eleição.”
FOTOS: Ana Paula Carvalho