Em 2014, Susana Gomes torna-se responsável pelo projeto Beija-Flor, criado três anos antes com a designer e amiga Raquel Graça.
“Decidi dedicar-me a 100% à marca, um desafio desde então mais abrangente, conduzido por mim. Crio, sem qualquer tipo de regularidade ou obrigatoriedade, produtos que contam histórias em papel – as da sua origem e as que terão depois, nas mãos de quem lhes der uso e sentido. O que mais distingue o nosso estacionário é a história que cada peça conta”, diz Susana Gomes, autora e fundadora.
“Os métodos variam muito com a peça/coleção. Alguns mais artesanais, onde a costura, a impressão e até alguns acabamentos podem ser manuais, outros já com processos mais mecânicos. É uma produção controlada, não massificada, que privilegia os detalhes e a qualidade do produto”, continua.
“Sendo uma marca com uma forte ligação ao imaginário português, destina-se principalmente ao nosso mercado, mas também ao público internacional que se deixa apaixonar pela cultura visual portuguesa e aos amantes de papel/estacionário.”
Coleções
Postais e envelopes, cadernos de capa dura e notebooks, ilustrados e de edição limitada, prints com ilustração, entre outros produtos, à venda online, em obeijaflor.pt/shop, e na loja pop-up da Portugal Manual, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.