Os proprietários, uma família holandesa, donos de uma empresa de roupas infantis ecológicas, procuravam uma casa de férias em Ibiza e acabaram por ficar na ilha, a mais vibrante das ilhas Baleares, transformando a propriedade em residência permanente e sede de trabalho.
Hetty, a proprietária, designer de moda para crianças, encontrou neste lugar, onde a luz natural e a inspiração entram pelas janelas, a tranquilidade necessária para explorar e dar asas à criatividade.
A casa, de construção nova, encontrava-se em perfeitas condições, porém a sua distribuição não era adequada às necessidades familiares e acabou por ser redesenhada, respeitando o jardim, sem lhe tirar um metro, e limitando-o à área que ocupava originalmente.
A transformação ficou a cargo da equipa de reabilitação liderada por Rolph Blakstad, da Blakstad Design Consultants, especialista em aliar a tradição da arquitetura de Ibiza com funcionalidade, formas e estilo contemporâneos.
O projeto proposto é o de uma casa simples, com ligação ao exterior, que respeita a Natureza envolvente e as raízes locais. Os tetos altos, com vigas expostas, e as salas contínuas, sem portas, contribuem para uma sensação de espaço e amplitude visual.
As superfícies brancas refletem a luz natural e destacam o uso das cores vivas, numa ‘encenação’ colorida e fresca, enraizada no estilo mediterrânico Adlib, mas com nítidas nuances europeias, presentes principalmente nas peças de mobiliário e nos tecidos, e inspiração árabe nos detalhes estruturais e pavimentos.
A mistura de épocas e estilos enriquece a estética contemporânea, sem, no entanto, esquecer o património cultural de Ibiza, a base da proposta.
FOTOS: Montse Garriga Grau/Photofoyer