Na baixa lisboeta, apartamento pombalino, de 280m2, com espaços amplos e luminosos, totalmente recuperado pelo ateliê Lado.
Localizado entre o Chiado e o Cais do Sodré, em Lisboa, é um segundo andar, com 280m², inserido num prédio pombalino construído na segunda metade do século XVIII.
O apartamento foi adquirido pelos atuais proprietários há cerca de 10 anos e totalmente recuperado pelo Lado, que desenvolve estudos e projetos de arquitetura e design de interiores desde 2012.
Segundo o ateliê responsável, “a sua localização, a boa luz natural e o seu bom pé-direito foram razões para escolher a casa, apesar do péssimo estado em que estava. Foram feitas, primeiro, obras no prédio (telhado, fachadas) e só depois uma intervenção profunda no interior (foram recuperados elementos originais, como estuques decorativos nos tetos, portas interiores com bandeiras de vidro, portadas de madeira das janelas)”.
Mais, “foi reconfigurada a tipologia do espaço, valorizando a sua área social. Sendo habitada por um casal sem filhos, o projeto definiu apenas um quarto, em suíte, e várias salas para receber amigos e família. A decoração é intemporal e muito evolutiva. A qualquer hora, pode surgir uma nova peça, que entra em casa e pode imprimir uma nova dinâmica ao espaço. Tanto pode ser algo comprado em leilão ou simplesmente encontrado na rua”.