Se é esse o seu caso, aproveite o bom tempo para analisar o espaço verde disponível e ver como tirar o melhor partido de todos os centímetros do seu jardim ou varanda. Para isso, a Engel & Völkers deixa três dicas que visam elevar o seu jardim a outro nível:
Faça um bom planeamento do espaço disponível
Dada a pequena dimensão dos jardins citadinos, é muito importante planear o espaço disponível de forma a utilizá-lo da melhor maneira. As plataformas de diferentes níveis poderão ser uma solução, de modo a separar as áreas de utilização. Outro princípio de design também bastante utilizado em jardins de pequena dimensão é a criação de pontos de fuga visual. Opte por acrescentar uma escultura na parte de trás do jardim ou um elemento de água, como uma fonte, para criar o mesmo efeito.
Comece a preparar os seus canteiros
Planeie o que pretende plantar com antecedência e crie um bom ambiente para que as suas plantas cresçam. O tamanho limitado torna bastante difícil combinar diferentes tipos de plantas, por isso, poderá começar por escolher os tipos de plantas que pretende plantar, de acordo com o espaço que dispõe e que elas necessitaram para crescer. Outra sugestão passa também por adubar o solo nutrindo as plantas com as substâncias necessárias para um crescimento saudável. Combinando alguns truques de jardinagem com um bom planeamento do espaço é possível tornar até o mais pequeno jardim, no seu refúgio favorito.
Faça uma manutenção regular
Se o seu objetivo é manter sempre o jardim bonito, com flores bem cuidadas e saudáveis, é necessário ter alguns cuidados frequentes. A poda das plantas, a adubação frequente e a remoção de ervas daninhas são alguns dos cuidados a ter com mais frequência. No entanto, a manutenção do jardim poderá vir a exigir mais tempo e dedicação do que deseja. Uma boa solução será investir em espécies de flores que não necessitem de tanta manutenção, ou em sementes da época, que crescerão mais facilmente no ambiente indicado.