Investir num ar condicionado obriga a uma despesa avultada, consumos energéticos e obras de instalação que nem sempre são oportunos. Agora que a temporada de calor veio para ficar, estar confortável dentro de casa é cada vez mais difícil. O calor aperta e a maioria das residências portuguesas não estão preparadas para extremos climáticos.
É por isso que são sempre bem-vindas estratégias, económicas e simples de aplicar, que ajudam a refrescar o interior das nossas casas.
Cuide si
Em primeiro lugar, cuide de si: mantenha-se hidratado, mas evite bebidas açucaradas. Use protetor solar na pele mesmo que não saia de casa. Opte por roupa leve. Consuma alimentos frescos, frutas e legumes. Evite sair à rua hora nas horas de maior calor.
Em casa:
Janelas
Mantenha janelas e persianas fechadas durante as horas de maior calor. Em contrapartida, de manhã cedo, abra janelas por todo o lado, promova correntes de ar, deixe-o circular sem obstáculos, renova o ar e refresca as divisões. Ao fim do dia, repita o processo.
Durante a estação quente, evite usar cortinas ou cortinados. Estores fechados com divisões na penumbra ajudam a arrefecer a casa.
Tecidos
Os tecidos retêm o calor, opte por materiais leves e fluídos. Linho e algodão garantem um toque macio e mais refrescante.
Invista em roupa de cama com tecidos naturais para uma noite de sono mais agradável.
Tapetes
Na sala, é tempo de guardar mantas e almofadas, se tiver oportunidade, recolha mesmo os tapetes.
Iluminação
Chegou a hora também de substituir as lâmpadas incandescentes que ainda terá em casa por Leds, são frias e muito mais económicas.
Pintura
Casas com cores claras ajudam a aumentar a sensação de frescura. Em regiões de clima quente, opte por pintar paredes exteriores e divisões com cores que não retêm o calor.
Plantas
Manter plantas em casa e regá-las regularmente ajuda a manter a casa mais fresca. O final do dia é a melhor altura para o fazer. Além disso, as plantas podem criar sombras em casa e, assim, combater a incidência dos raios solares.
Humedeça o ar
Além das plantas, é possível refrescar o ar com uma medida simples. Basta colocar recipientes cheios com água fresca pelos recantos da casa, podem ficar escondidos por baixo do mobiliário.
Outra opção é espalhar toalhas de banho húmidas pela casa.
Economia
Se tiver uma ventoinha, não a deixe ligada todo o dia, coloque-a num canto nas horas mais quentes do dia e não a utilize durante mais de uma hora. Assim, arrefecerá facilmente a casa e a sensação de frescura durará mais tempo, mesmo que o aparelho esteja desligado.
É possível ainda proporcionar maior frescura se colocar uma garrafa de água gelada em frente de uma ventoinha ligada. Vai reparar que o ar frio vai circular com maior facilidade.