Como surge a colaboração entre o estúdio Inoda+Sveje e a marca italiana Minotti?
Por puro acaso. Um dia, Roberto Minotti entrouna nossa galeria de mobiliário, em Milão, o que levou a uma troca muito interessante sobre valoresno design e, percebendo que já tínhamos algumas ligações comuns, foi plantada uma semente.
O que aconteceu após esse primeiro contacto?
Tivemos um medo absoluto da primeira vez que fomos a uma reunião apenas nós dois e toda a família Minotti, equipa de gestão, produção, prototipagem, entre tantas outras pessoas importantes. A realidade é que é um ambiente muito amigável e confortável para trabalhar e ser-se construtivo.
Como é que o ADN da Minotti afeta o vosso processo de criação e conceção?
A Minotti é uma empresa com uma forte herança, o que nos dá uma multiplicidade de inspirações e constrangimentos, uma vez que desejamos construir sobre esse fundamento.
Quais os principais valores partilhados entre o vosso estúdio e a Minotti?
O respeito pelo caminho/história que nos trouxe até aqui, onde estamos hoje, tal como a herança anteriormente mencionada.
O que destacam e consideram mais enriquecedor nesta parceria?
Estamos a aprender e a adquirir experiências valiosas sobre estofos.
Alguma peça ou coleção, desenhada para a Minotti, que gostem particularmente?
A cadeira de jantar Yoko é-nos muito querida.
Como é o vosso processo de criação?
Somos muito influenciados pelos processos utilizados na modelação dos materiais. Por isso mesmo a matéria e o processo associado tornam-se o nosso dossiê de conceção. A nossa fase conceptual baseia-se estritamente na descrição, falamos através do conceito, traduzindo os seus valores em palavras, e apenas quando sentimos algo firme e comum aos princípios pretendidos é que começamos a colocá-lo no papel. Este processo ajuda-nos a criar uma forte base antes de partirmos para o design e pormenores.
De onde vem a inspiração?
Do artesanato que encontramos na produção.
Qual o vosso material de eleição?
Há já algum tempo que é a madeira. Os estofos também. Mas pode vir a ser qualquer material.
Que tipo de projeto(s) estão atualmente a desenvolver?
Provavelmente não será uma surpresa se dissermos que estamos a trabalhar em mobiliário de madeira. Talvez surja um pouco de alumínio em algum dos nossos próximos projetos.
Peças disponíveis na Minotti Lisboa by QuartoSala.