Localizado na Calçada do Conde de Penafiel, em Lisboa, nas redondezas do Castelo de São Jorge, com vista sobre a cidade, o rio Tejo, a Ponte 25 de Abril e o Cristo-Rei, este apartamento apresenta uma área de 77m², distribuídos por cinco divisões (sala, cozinha, casa de banho, suíte e quarto).
“A antiga proprietária era uma senhora idosa que vivia sozinha. Quando entrámos na casa, ainda mobilada, apresentava uma pequena mesa de apoio, telefone fixo e uma cadeira junto a uma janela da sala. Desde logo imaginámos as horas que a senhora teria passado ao telefone, enquanto apreciava a vida da cidade pela janela. Foi uma imagem que nos marcou”, conta Sergio Prieto.
“Durante a época da pandemia, tanto eu como o Tiago De Lima, o meu sócio na Dovain Studio e parceiro, vivíamos numa casa na vizinhança, com uma vista semelhante. Já adorávamos o bairro. Estávamos à procura de casas nessa zona há algum tempo para comprar e encontrámos este apartamento, pelo qual nos apaixonámos imediatamente”, prossegue o designer.
O projeto de remodelação e design de interiores tem a assinatura do estúdio fundado pelo casal. “Intervimos em todas as divisões, canos, eletricidade, pavimentos, paredes e teto, porque o apartamento se encontrava encerrado e sem manutenção há alguns anos”, observa Prieto.
“Quisemos recuperar o traçado inicial. O principal desafio foi preservar e realçar o estilo pombalino original do espaço e decorá-lo com o meu próprio estilo e as minhas peças, num tom mais jovial, colorido e contemporâneo.”
A habitação foi adquirida e pensada inicialmente para ser a residência de Sergio Prieto e Tiago De Lima. Mas a vida dá voltas. “Neste momento, já não nos encontramos no apartamento, pois decidimos, entretanto, vendê-lo, para continuarmos a criar novos projetos em locais e circunstâncias diferentes”, conta o casal.
“A Dovain Studio cresceu muito no último ano e sentimos necessidade de aumentar o espaço e estarmos mais perto dos nossos produtores, no Norte de Portugal. Estamos atualmente a realizar um novo projeto, também da nossa autoria, de uma moradia junto à Praia Forte de Paçô, em Viana do Castelo.”
FOTOS: Daniel Schäfer