Fonte de energia renovável e sustentável, a luz natural é um importante aliado em qualquer projeto de design de interiores.
Saber manipular a entrada de luz nos espaços, de modo a fazer com que a mesma alcance uma maior profundidade sem perder intensidade, é um trabalho atribuído aos arquitetos que determina muitas vezes o sucesso de um projeto.
São bem conhecidos os benefícios desta fonte de energia renovável e barata, não só do ponto de vista estético como pelo bem-estar e conforto que representa numa casa.
Por isso, ao projetar e decorar interiores, é importante levar em consideração o aproveitamento dos recursos naturais de iluminação. As janelas, por exemplo, devem ser dimensionadas conforme a intensidade e necessidade de iluminar cada ambiente.
O uso de persianas, cortinas e outros métodos usados para controlar a entrada de luz nas habitações, devem ser escolhidos consoante os espaços e estética dos mesmos.
Além disso, a determinação das cores dos acabamentos, caso da pintura de paredes, e também a cor do mobiliário, por exemplo, são fatores que também influenciam a quantidade de luz natural refletida na divisão.
Potenciar essa luz que o espaço recebe faz sobressair acabamentos, mobiliário e objetos.
Assim, ter um ambiente bem iluminado, se possível à custa de quantidades generosas de luz, é fundamental para um projeto chegar a bom porto e ser sinónimo de conforto e bem-estar.
Apostar em generosos planos de vidro, preferir tecidos leves – quando tenciona proteger janelas- ou rejeitar mesmo quaisquer têxteis são formas de tirar partido da luminosidade.
As janelas de diferentes tamanhos e formas beneficiam os interiores já que determinam a intensidade de luz que entra nas divisões.
Apostar em diferentes tipos de janelas, acabamentos específicos e até a forma de distribuir o mobiliário torna os ambientes não só esteticamente mais apelativos como muito mais confortáveis, já a luz natural é uma fonte inegável de bem-estar.
Espreite na fotogaleria algumas salas que tiram partido da luz.