Situada no interior de Espanha, Castillo-La Mancha é conhecida pelo diversificado legado histórico e cultural. E sobretudo por ser a terra do cavaleiro andante mais famoso na obra de Miguel Cervantes, D. Quixote de La Mancha. Conheça uma sala onde os artesãos têm o papel principal
O designer de interiores madrileno Ricardo de la Torre, inspirado nesta região, popular pelo rico artesanato, criou uma sala para a última edição da Casa Decor Madrid a convite da Artesanía Castilla-La Mancha.
Os artesãos tiveram um importante papel nesta sala. Com as suas peças contribuíram para a composição de um espaço elegante e contemporâneo.
Nesta linha, o objetivo destas parcerias passou por promover um encontro entre linguagens que se completam.
Foram colocados de parte preconceitos que no passado tornavam distantes as relações entre estas disciplinas criativas. Casos do design ou do artesanato, por exemplo.
Aqui é a diversidade que se comemora: “Procurei sensibilizar o visitante para o valor do artesanato, com a colaboração dos artesãos de Castilla-La Mancha neste projeto. Transferi o seu trabalho para as tendências decorativas atuais”, refere Ricardo.
A paisagem rural de La Mancha reflete-se nas cores selecionadas. Destaque para o exuberante candeeiro, da Vidrieras Conrado, feito de folhas de vidro soprado verde ligadas a uma estrutura de ferro ondulada, elaborada por José Luis Esteban. A peça que serpenteia o teto foi inspirada no movimento dos campos de trigo da região.
Outro elemento que atrai as atenções, à custa também de uma estrutura de efeito dinâmico, é o sofá, das Tapeçarias Ilarcuris, que recebeu um conjunto de coloridas almofadas, em forma de rolo, da @artesania_eustaquio_rosa.