![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2023/10/231018_up3-arquitetura-casa-senses-casacor-rio-de-janeiro-2023-credito-andre-nazareth-7.jpg)
Ter um jardim interior em casa é sempre um fator de beleza e de contacto com a natureza. Além disso, é um espaço que transmite uma sensação de tranquilidade e calma.
Para um jardim interior de luxo, a DS Private (empresa de imediação imobiliária) aconselha algumas dicas que o vão ajudar a criar um jardim interior que transmita harmonia e contribua para obter uma atmosfera acolhedora, tal como se vê no projeto que se apresenta na foto com assinatura do coletivo da Up3 Arquitetura: um refúgio totalmente integrado na envolvência verde.
Escolha as plantas certas
Decorar um jardim interior é uma forma de valorizar uma casa. Poderá fazê-lo através de diferentes opções:
Crie um jardim de plantas aromáticas
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2023/10/231018_lista-de-especiarias.e-ervas-aromaticas.jpg)
As plantas aromáticas são ótimas para perfumar o ambiente. Os seus aromas podem difundir-se, estimulando os sentidos. Estas são algumas plantas que pode cultivar. Alecrim: perfume fresco e estimulante. Erva-cidreira: aroma refrescante e revigorante. Hortelã-pimenta: fragrância mentolada e fresca. Lavanda: aroma relaxante e calmante.
Escolha plantas que transmitam elegância
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2023/10/231018_R_8FXiuKEemVpNz4j5wv6w-pnja_Dv0EeyYyr60XqKDaw-scaled-2-810x1080.jpeg)
Estas plantas elevam a estética do jardim interior, trazendo sofisticação e requinte. No entanto, embora sejam plantas deslumbrantes, exigem alguns cuidados:
Lírios: Os lírios proporcionam flores elegantes e estão disponíveis em várias cores. Monstera deliciosa: as folhas desta espécie, também designada “Costela de Adão”, são grandes e vistosas, num bonito tom de verde. Antúrio: as flores do antúrio são exóticas e possuem um brilho ceroso muito característico.
Opte por plantas simples de cuidar
Se tem uma rotina agitada ou falta de tempo para cuidar de plantas, existem algumas espécies que combinam beleza e resistência, sendo muito procuradas para decorar jardins interiores.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2023/10/231018_cate-poli-casacor-sao-paulo-2018-suculentas-vaso-1.jpg)
Catos: pode recriar paisagens desérticas no seu jardim interior com diferentes espécies de catos. Como possuem estruturas de armazenamento de água, os catos não exigem regas frequentes. Suculentas: estas plantas são resistentes e possuem folhas carnudas com formas muito variadas.
Pode ainda embelezar o seu jardim interior com pequenos elementos decorativos. Em alternativa, experimente destacar uma peça central, que unifique o jardim interior e realce toda a sua beleza.
Uma árvore
Dispor uma árvore no centro do seu jardim interior também é uma opção bastante popular. As árvores são símbolos de força, estabilidade e sabedoria. Porém, há que ter em conta a espécie e as condições do espaço. Palmeira Areca: tem folhas verdes e caules finos e elegantes. Esta espécie é perfeita para áreas menores, adicionando uma sensação de exuberância tropical ao ambiente. Dracena Draco: Também conhecida por árvore-dragão, esta espécie tem um tronco escultural e folhas pontiagudas. Acrescenta um elemento dramático e sofisticado.
Estabeleça um equilíbrio entre minimalismo e exuberância
O minimalismo provoca uma sensação de ordem, enquanto a exuberância adiciona opulência e destaque. A criação de um jardim interior pode permitir equilibrar estes estilos.
Utilize plantas e elementos decorativos de forma estratégica para criar harmonia visual. Este toque vai transformar o seu jardim interior num espaço requintado e convidativo.