Foi com um comunicado publicado nas redes sociais que se ficou a saber que a Vida Portuguesa vai encerrar as portas da sua primeira loja fundada em 2006. Aquele espaço passará a funcionar como uma extensão do alojamento local que se encontra naquele edifício da Rua da Anchieta, no coração de Lisboa.
Eis o comunicado:
“É com imensa tristeza que A Vida Portuguesa anuncia que este será o último Natal em que vai receber os seus clientes na loja da Rua Anchieta 11, no Chiado.
Foi a nossa primeira loja, na qual entrámos em 2006. Quisemos provar que era possível fazer uma loja de espírito contemporâneo, preservando escrupulosamente um espaço antigo que encontrámos abandonado.
Ao longo dos últimos 15 anos esta loja foi recomendada, gabada e celebrada na comunicação do mundo inteiro, sendo distinguida em praticamente todos os guias estrangeiros sobre Lisboa. Uma loja que pela sua singularidade recebeu inúmeros visitantes estrangeiros e portugueses – tão orgulhosos quanto nós daquilo que criámos.
Vale a pena refletir sobre isto. Tal como o turismo nos ajudou a passar a crise de 2008, hoje são os seus próprios agentes a condenar ao desaparecimento o comércio independente da cidade. Não somos uma exceção. O espaço ocupado agora pela nossa loja será transformado, a partir do próximo verão, num complemento ao alojamento local de luxo em que se transformou nos últimos anos o prédio que ocupamos.
O comércio é, pela sua própria natureza, oportunista. O centro de Lisboa está hoje em mutação. O Chiado e a Baixa transformam-se numa paisagem indistinta de marcas globais que se multiplicam em espaços de forma sufocante.
São os males de um turismo que procura apenas o lucro individual e só consegue tropeçar no curto prazo, sem querer entender as transformações que opera na cidade a médio e longo prazos e assumir as suas responsabilidades numa estratégia mais vasta e melhor pensada, para todos.
Sim, é com imensa tristeza que anunciamos o encerramento da loja A Vida Portuguesa na Rua Anchieta no final da próxima primavera. E, esperamos poder anunciar um destes dias, uma nova morada para a loja que vamos encerrar. Mas até lá, estamos felizes por vos receber calorosamente este Natal, com todo a gentileza e cortesia de sempre, e não se esqueçam: Compre português, há um país inteiro que agradece”.