“Vago, como assino as peças, é o acrónimo de Vânia Gonçalves“, revela a responsável pelo projeto. “Em 2017 descobri a cerâmica. Mais tarde, inscrevi-me no curso de Cerâmica na Ar.Co e, em 2021, montei um ateliê em casa, onde comecei a trabalhar”. Portugal faz bem: as esculturas da Vago Ceramics
“A criação das peças é feita no meu ateliê. Sou movida pela emoção. A inspiração muitas vezes vem de música, frases, pensamentos. Da Natureza vêm referências de formas e cores“, conta a artista e ceramista.
“O barro é esculpido cuidadosamente para realçar curvas, torções e dobras, criando fluidez, leveza e movimento. Gosto de explorar diferentes barros e vidrados. A maneira como estes materiais interagem entre si e a intervenção do forno criam a linguagem com a qual, num exercício de introspeção, exploro temas de psicologia, relacionamentos, amadurecimento, entre outros”, continua Vânia Gonçalves.
“As minhas esculturas são objetos com narrativas. Todos temos uma história e estas criações fazem parte da minha. As pessoas que as compram identificam-se não só com a sua estética, mas também com a história de cada uma delas.”
A Vago Ceramics participou na Dubai Design Week 2023 e acaba de abrir o Atelier Nº12, no Monte Estoril, “onde tenho peças disponíveis e dou workshops“. Mas as novidades não ficam por aqui. “Recentemente comecei a ser representada pela Double J Collective Gallery (galeria de arte em Abu Dhabi), que tem vários artistas conceituados, e estou muito feliz com esta nova etapa. O futuro nunca se sabe, mas estou sempre pronta para novos desafios.”
Encontra as peças da marca portuguesa na Ojo Gallery e Loja Portugal Manual, no CCB, em Lisboa, assim como na Rice, na Comporta.
Encontra as peças da marca portuguesa na Ojo Gallery e Loja Portugal Manual, no CCB, em Lisboa, assim como na Rice, na Comporta.