Casa para uma família com quatro filhos, concebida para proporcionar conforto e eficiência energética, um projeto da Agi Architets, em Madrid.
A habitação está integrada num edifício datado de 1968 e com uma localização privilegiada. Encontra-se num 11º andar, a 750 metros de altitude sobre o nível do mar. É um dos pontos mais altos da cidade, o que permite ter vistas de 360 graus. eficiência energética
Tendo em conta a independência necessária entre zonas de descanso e sociais, o acesso à habitação insere-se num eixo em que se concentram os usos de cozinha e arrumos, pelo que se mantém perfeitamente delimitado e isolado das restantes divisões íntimas. eficiência energética
Assim, na fachada nordeste, foi colocada a zona diurna: uma área fluida que consiste numa sala de estar, de jantar e zona de estudo, separadas por painéis móveis de madeira e vidro.
Por outro lado, na fachada sudoeste aparecem os quartos da família. Os quartos das crianças foram concebidos como um espaço aberto. Deste modo, são reconfiguráveis, permitem a utilização comum das áreas ou a independência de cada um dos filhos e filhas, consoante as necessidades atuais e futuras.
Uma vez que se trata de uma renovação certificada EnerPHit, foi muito importante a definição da linha de estanqueidade efetuada nas paredes e no teto, com um painel estanque que funciona como barreira, para evitar qualquer tipo de infiltração de ar do exterior.
Assim, nos pavimentos, foi utilizada uma tinta hermética de fácil aplicação e grande estabilidade a longo prazo. Já as janelas foram substituídas por carpintarias em PVC colocadas no eixo do isolamento.
Além disso, o apartamento dispõe ainda de um sistema de ventilação, com recuperação calor/frio. Garante-se, desta forma, a renovação do ar no interior. Há uma temperatura de conforto constante.