A harmonia de cores e a mistura de materiais são elementos fundamentais na decoração dos espaços. As cores bem coordenadas criam uma atmosfera agradável e equilibrada num espaço. Pode-se optar por paletas monocromáticas, análogas ou complementares, dependendo do estilo desejado. As cores neutras, como branco, cinza e tons terra, muitas vezes servem como base, permitindo que elementos decorativos mais vibrantes se destaquem.
Por outro lado, a combinação de diferentes materiais, como madeira, metal, vidro e tecidos, adiciona textura e interesse visual. Não se esqueça que a mistura de materiais também envolve e equilibra contrastes. Por exemplo, superfícies mais ásperas podem ser equilibradas com elementos mais suaves.
A escolha de cores e materiais na decoração é uma expressão do gosto pessoal e estilo de vida. E deve refletir-se por toda a casa, como um fio condutor.
A par dos fatores referidos e a refletir a preocupação ambiental crescente, em muitos casos, há uma crescente ênfase na escolha de materiais sustentáveis na decoração. É ainda de suma importância escolher cores e materiais versáteis por forma a permitir a adaptação do espaço ao longo do tempo, acompanhando mudanças nas preferências e necessidades.
A harmonia de cores e a mistura de materiais, dois princípios-chave na decoração, que proporcionam uma abordagem flexível e expressiva para criar ambientes visualmente atraentes e personalizados.
Por outro lado, a combinação de diferentes materiais, como madeira, metal, vidro e tecidos, adiciona textura e interesse visual. Por outro lado, a combinação de diferentes materiais, como madeira, metal, vidro e tecidos, adiciona textura e interesse visual.
Por: Esmeralda Costa