O quarto é aquele espaço na casa onde o mundo fica lá fora. Objetivo supremo: deseja-se que seja íntimo e confortável. Nesta linha, os profissionais do setor têm encontrado soluções que procuram responder a essas expectativas, adicionando doses generosas de estética, elegância e funcionalidade. Selecionámos alguns exemplos: Quartos: como atingir o máximo conforto
Casa do Passadiço
Localizado no charmoso Príncipe Real, em Lisboa, este projeto assinado pela Casa do Passadiço procurou respeitar a traça clássica e, ao mesmo tempo, aplicar contemporaneidade ao conjunto. Esta suíte espelha esses objetivos: candeeiros de mesa em vidro de Murano, mesinhas de cabeceira com acabamento lacado brilhante e tampo em mármore. Suspensão em metal com acabamento tipo “gesso”. Banqueta em veludo. Secretária em pele. O par de candeirões são em tecido blouclé, com almofadas em padrão Ikat. Quartosquartos
Atelier Grade
Instalado no bairro nova-iorquino de Chelsea, esta suíte, com projeto da Grade Architecture and Interior Design, teve o seu foco nas obras de arte do casal brasileiro proprietário. Aqui, obra Bedouine au Grand Voile, de Henri Matisse, por cima da consola, em mármore, personalizada pela Grade, na qual repousa a escultura The Informe, de George Condo. Poltrona e repousa-pés de Ayala Serfaty. Cama e cabeceira, desenho da Grade. Candeeiro de teto de Ingo Maurer. Poltronas Seirafi Sori, de Nina Seirafi. Sobre mesa customizada pela Grade, escultura de Cesare Arduine. Quartos Quartos quartos
Sá Aranha & Vasconcelos
A casa da norte-americana Deborah Harris, no coração de Lisboa, foi toda pensada em função da sua coleção de arte. Assim, no quarto de hóspedes que aqui se mostra, a cabeceira de cama e sommier são do Atelier Sá Aranha e Vasconcelos, em linho da Mark Alexander. Mesa de cabeceira de José Espinho, anos 60, da antiga Fábrica Olaio, com candeeiro descoberto na Feira da Ladra, em Lisboa. Cadeirão de Pierre Jeanneret e mesa de apoio da West Elm. Obras de Ignacio Uriarte (desenhos), Stphen Hobbs (pintura) e Bruce Connor (obra no chão).
Atelier Holcnerova
Uma suíte idealizada em open space, composta por zona de dormir e casa de banho. Cama com cabeceira alta, bancos em mármore preto, aqui a servirem de mesas de apoio, peças desenhadas pelo ateliê. As soluções de arrumação, tanto o closet, escondido por trás da cortina em veludo azul-oceano, como a sapateira, embutida na parede, ainda que ocultos, estão à mão dos utilizadores.
Paulo Amaro
Este apartamento, localizado em Santos, Lisboa, foi renovado, na altura, pelo seu inquilino, Paulo Amaro. A casa foi atualizada misturando passado e presente, sem, no entanto, perder o charme e as características arquitetónicas de origem, caso dos tetos altos trabalhados. Assim, no quarto, à cabeceira, destaque para os módulos amarelos pertencentes ao sistema Haller E, desenhado por Paul Schärer e Fritz Haller para a USM, e néon Riviera vintage, adquirido numa loja de antiguidades em Lisboa. Este quarto abre-se ao escritório, podendo ficar separado graças às portas de correr.
The Room Studio
Um quarto confortável, onde a seleção têxtil é protagonista. A cabeceira e roupa de cama em tonalidades suaves que se completam, o tapete do chão nas mesmas cores, o pufe e a banqueta forrados a tecido, são tudo escolhas que contribuem para um espaço mais aconchegante. Aos pés da cama, o móvel lacado a branco que forra a parede, com espaço para toucador ou secretária, dá resposta à funcionalidade que se pretende neste tipo de apartamento familiar.
Ana Gonçalves (proprietária)com Marta Espregueira Mendes
O quarto principal desta casa para férias mistura rústico e contemporâneo. O pavimento em madeira, coberto por tapete em tom lilás, e as mesas de cabeceira, em metal e vidro, unem-se à cama de casal com dossel, elemento clássico que adiciona romantismo ao ambiente. Os candeeiros de parede são da Marta’s. A porta da suíte, que dá acesso ao hall, encontra-se ladeada por roupeiros do chão ao teto, desenhados à medida, com portas de persiana brancas, a reforçar o caráter rústico e atual do espaço.
Insight Interiores
“A conjugação de materiais nobres contribui para ambientes confortáveis e de luxo discreto”, referem as profissionais da Insight Interiores. Neste quarto, o móvel para arrumação e estante, em carvalho natural lacado a branco, domina o espaço, na zona superior, e as portas em palhinha escondem o ar condicionado. O alçado da cama integra uma zona de estudo (por cima, obra de Teresa Murta), com secretária. Mesa de cabeceira lacada a branco e palhinha, a partir de desenho da Insight. Na parede, a série de nichos dinamiza o espaço.