Planear e experimentar
Viu a sala da amiga com aquela cor e gostou, ‘bora lá’ comprá-la para pintar a nossa sala também! Pediu uma amostra para experimentar? Colocou-a junto à superfície que vai pintar? Provavelmente, é melhor fazê-lo, para evitar desgostos mais tarde. O que fica fantástico na casa da amiga pode não funcionar tão bem na nossa, mais vale prevenir do que ter gastos extra depois. Neste sentido, deve testar cores, veja quais funcionam melhor e só depois parta para o investimento. Pintar
A luz importa
Também viu outra cor e deseja colocá-la na sua casa. Antes de mais, saiba que é um erro frequente a escolha de cores sem se ter em conta o ambiente onde elas vão estar inseridas. Tem noção da luz natural que entra em sua casa? A quantidade de luz é um fator crucial. Pode ampliar, acentuar ou escurecer a cor que pretende; pode igualmente ampliar ou diminuir a divisão onde for aplicada. Assim, procure sempre informar-se o quanto a luz pode afetar a paleta que selecionou. Nesta linha, o mesmo se aplica à iluminação artificial.
Cor e mais cor
Se gosta de dar mais cor à sua vida, o mesmo é dizer, à sua casa, mas não tem experiência suficiente para saber qual a cor que deve escolher, por mais saturada que seja. Opte sempre por primeiro pintar apenas uma parede. Depois, se achar que o resultado foi compensador, arrisque alargá-la a outras superfícies.
Faça você mesmo? Talvez, não!
Antes de mais e apesar de ser adepto da bricolage e de achar que pintar paredes não tem qualquer ‘ciência’, depois do trabalho feito, pode não ficar com a mesma opinião. Do mesmo modo, há detalhes que só os profissionais conseguem fazer e problemas que só eles conseguem ultrapassar. Em suma, uma parede mal pintada pode destruir esteticamente toda uma divisão.
Apesar de ser adepto da bricolage e de achar que pintar paredes não tem qualquer ‘ciência’, depois do trabalho feito, pode não ficar com a mesma opinião. Há detalhes que só os profissionais conseguem fazer e problemas que só eles conseguem ultrapassar. Uma parede mal pintada pode destruir esteticamente toda uma divisão.