A aposta ‘preto no branco’ cria um universo particular no Porto
Na zona de estar, sofá dinamarquês, dos anos 70, de Nielaus Mobler, com tecido da Pierre Frey, e candeeiro de mesa Pipistrello, desenhado por Gae Aulenti em 1965. Fotografia Handcuffs (1989), de Oliviero Toscani. Sobre a mesa de centro, dos anos 70, castiçal empilhável de Caesar Stoffi e Fritz Nagel.
Paulo Cássio, da Cassio Porto, assina o design de interiores e a decoração deste apartamento, dos anos 80, de tipologia T2, localizado em Pinheiro Manso, zona tipicamente residencial entre a Boavista e a Foz.
Integração. Sobre a mesa de refeições, dos anos 60, jarra cerâmica vintage, produzida na Alemanha Ocidental, e escultura metálica de Eva e Peter Moritz. Cadeiras Platner, de Warren Platner para a Knoll, com tecido da Aldeco, e suspensão PH Artichoke, de Poul Henningsen para a Louis Poulsen. Cortinas em tecido da Zimmer + Rohde.
Cadeirão Oyster, de Pierre Paulin, com tecido da Pierre Frey, mesa de apoio, dos anos 60, projetada por Gianfranco Frattini para a Cassina, e candeeiro de parede 265, de Paolo Rizzatto para a Flos. Na parede, litografia de Victor Vasarely.
Na cozinha, banco Tulip, de Eero Saarinen para a marca Knoll. Aqui, a ligação visual à sala é marcada pelo pavimento de madeira (eucalipto) colocada ao cutelo e pelos tons eleitos, branco e preto, presentes na obra Loser (2008), de Luis Úrculo. Sobre a bancada, fruteira de Gio Ponti.
À entrada, escultura com a assinatura de João Galrão. Banco Nelson, de George Nelson para a Vitra, e cadeira em acrílico, dos anos 60, de autor desconhecido.
Área de acesso aos quartos. Cadeira Platner, de Warren Platner para a Knoll, com tecido da Aldeco. Na parede, obra, datada de 1960, do pintor americano Jacob Semiatin.
No quarto de hóspedes, cama e tapete com desenho da Cassio. Candeeiro de pé dos anos 60. Na parede, aguarela de Jacob Semiatin e escultura preta de João Galrão. Poltrona Thonet 6526, de Otto Wagner para a Thonet, e mesa de apoio Servi, de Achille Castiglioni para a Zanotta.
Na suíte, cama de dossel e candeeiro de pé com desenho da Cassio. Roupa da Ralph Lauren Home e capa de edredão em tecido da Christian Fischbacher. Almofadas decorativas da Designers Guild e Kirby Design. Mesa de apoio, dos anos 70, de George Nelson para a Herman Miller.
Nas paredes, obra da artista americana Martha Murphy e fotografia, a preto e branco, de autor desconhecido.
Na casa de banho, móvel em carvalho americano com infusão de preto, desenhado à medida. Resguardos de duche em inox lacado a preto mate e vidro gris. Toalheiro da autoria de Adalberto Dias e torneiras da Ofa.
Na zona de estar, sofá dinamarquês, dos anos 70, de Nielaus Mobler, com tecido da Pierre Frey, e candeeiro de mesa Pipistrello, desenhado por Gae Aulenti em 1965. Fotografia Handcuffs (1989), de Oliviero Toscani. Sobre a mesa de centro, dos anos 70, castiçal empilhável de Caesar Stoffi e Fritz Nagel.
Na zona de estar, sofá dinamarquês, dos anos 70, de Nielaus Mobler, com tecido da Pierre Frey, e candeeiro de mesa Pipistrello, desenhado por Gae Aulenti em 1965. Fotografia Handcuffs (1989), de Oliviero Toscani. Sobre a mesa de centro, dos anos 70, castiçal empilhável de Caesar Stoffi e Fritz Nagel.
Neste apartamento, totalmente remodelado, a arte e os ícones de design cuidadosamente selecionados dão vida e personalidade à composição. Assina Paulo Cássio.
“Trata-se de um apartamento dos anos 80, de tipologia T2, com 110m², que precisou de ser totalmente remodelado. O proprietário pretendia um espaço amplo, contemporâneo, depurado, um pouco minimalista, gráfico e masculino, que destacasse o mobiliário, a iluminação e as obras de arte”, conta Paulo Cássio. “O projeto de remodelação procurou criar um espaço atual, pensado à medida do cliente, com cozinha e sala integradas, garantindo, no entanto, a devida privacidade em relação à entrada da casa.”
A integração dos ambientes sociais é, aliás, a protagonista. Destaque ainda para a mistura de arte e design, bem como para as soluções desenhadas à medida. “Na sala, por exemplo, criámos um nicho, em carvalho americano, na cor natural, que não só enquadra as janelas como serve de banco de apoio à zona de estar.”
Para acompanhar o estilo de vida e corresponder a uma das ‘exigências’ do morador, Paulo Cássio transformou uma pequena dispensa num WC que funciona como lavabo. “Foi talvez o maior desafio: criar um espaço social bonito e sofisticado, mas que, de forma oculta, pudesse ter um duche para servir de apoio ao quarto de hóspedes”, revela. “Para deixar a suíte mais espaçosa, optámos por localizar toda a arrumação na zona de acesso aos quartos, tornando-a num corredor/closet.”