Em Ibiza, um refúgio aberto ao exterior numa ode ao verão
Exterior. Este espaço de lazer acolhedor, com um verdejante jardim, enriquecido por uma piscina, convida a aproveitar os dias de sol e calor trazidos pelo verão. Sofás de exterior com a marca da Bed and Philosophy.
O projeto de decoração tem a assinatura de Barbara Boccara, a proprietária: "Esta casa lembra a arquitetura californiana contemporânea, mas com toques mediterrânicos. Uma moradia, de linhas puras, aberta à natureza".
À sombra. A pérgola de jardim, feita à medida para o projeto, cria uma zona de sombra, protegendo a área de estar criada ao ar livre. Esta revela que não há limites entre o conforto aplicado dentro e fora de casa.
A cozinha de exterior dá apoio à área de refeições ao ar livre, concebida para os momentos de partilha entre família e amigos. "Tentei mobilar e decorar a casa com peças locais. Entre elas, destaque para a grande mesa de exterior, em madeira, feita por um artesão da ilha", revela a proprietária.
Ligações. O espaço social, totalmente aberto para o jardim, tem o verde do exterior como pano de fundo, graças à ligação visual criada pelas grandes aberturas. "Sento-me no sofá, entre as muitas almofadas, e passo horas a contemplar a vista, uma verdadeira obra de arte”.
Na zona de estar, sofás, com 120cm de profundidade, em linho e algodão. Na parede, destaque para a fotografia (com Mick Jagger) da autoria da fotógrafa francesa Dominique Tarlé.
A sensação de continuidade visual e contemporaneidade percorre toda a sala que vive do suave contraste entre cores, peças e materiais (betão, madeira). “Procurei suavizar a ‘frieza’ contemporânea da moradia, acrescentando elementos que tornam o espaço confortável, tanto no verão como no inverno".
Integração. Candeeiros de suspensão, em fibra natural, feitos artesanalmente, da coleção Authentics, da Ay Illuminate. Pavimento em microcimento. "A pureza industrial confere carácter ao espaço, enquanto o design de interiores, de estilo nórdico e boho-chic, cria um ambiente acolhedor, luminoso e dinâmico", nota Barbara Boccara.
Alianças. A mesa de refeições balinesa, com tampo pintado de preto, foi ‘deixada’ pelos anteriores proprietários. Cadeiras, em vime trançado à mão, da HK Living.
Na cozinha, soluções modernas aliadas ao estilo rústico. “Foi numa viagem ao México que encontrei a inspiração para os materiais.” Caso das paredes revestidas com cal.
Suíte. Cama Sirius, com cabeceira estofada e decorada com tachas, e almofadas decorativas, tudo da marca francesa Caravane. Peças têxteis, em linho, da belga Libeco. Os poucos elementos que decoram o ambiente contribuem para a atmosfera de tranquilidade.
Banheira autónoma Vieques XS, em aço pintado, desenhada por Patricia Urquiola para a Agape. Sobre mesa de apoio, coluna de som Phantom, da Devialet.
O terraço, equipado com sofá e pufes, assume-se como uma extensão da suíte, promovendo a vida a céu aberto.
Simplicidade. Esta suíte, voltada para o jardim, encontra-se separada da casa de banho por uma porta de correr. Roupa de cama, em linho, da marca belga Libeco.
Aqui, a composição minimalista garante a leveza e fluidez sem, no entanto, esquecer o conforto necessário. A madeira e as fibras naturais ajudam a ‘aquecer’ o ambiente. Cadeira, em rattan, da HK Living.
Ambiente de duche monocromático, luminoso e despojado em harmonia com a vegetação do exterior, que garante a devida privacidade. Escadas, em madeira natural, da Rock The Kasbah. "Enormes extensões de vidro, com caixilharia ‘invisível’, rodeiam toda a casa e inundam os interiores com luz natural, dando a ilusão de se estar ao ar livre”.
Com uma área de 500m2, o refúgio de Barbara Boccara em Ibiza abre-se totalmente ao exterior, um oásis de tranquilidade.
“Comprei a casa Los Amigos, novinha em folha, em 2015. Era uma joia rara, projetada por Jamie Romano (da Romano Arquitectos). Os anteriores proprietários desfizeram-se dela sem a terem habitado”, conta Barbara Boccara, co-criadora da marca de roupa francesa Ba&Sh. Em Ibiza, um refúgio aberto ao exterior numa ode ao verão
“Fiz muitos trabalhos no exterior, acrescentando pátios para proporcionar zonas de sombra, mexi na cozinha, nas casas de banho e, claro, na decoração. Queria que a minha casa não parecesse um showroom e, por isso, decidi decorá-la eu mesma”, continua a proprietária. “No que diz respeito à escolha do mobiliário, é um caso de coups de coeur (paixão). Trata-se de uma mistura muito pessoal de viagens e uma combinação de marcas italianas, francesas (caso da Caravane) e de origem local, bem como de peças encontradas na Galeria Tambien. Há uma certa indiferença francesa na distribuição dos objetos, com acessórios locais e exóticos, uma mescla de Mediterrâneo e Ásia.” Em Ibiza, um refúgio aberto ao exterior numa ode ao verão
Entre os espaços de eleição de Barbara Boccara (“gosto de todas as divisões”), destaque para a sala, “porque é onde passo a maior parte do meu tempo, mas também pelas generosas dimensões. Sento-me no sofá, entre as muitas almofadas, e passo horas a contemplar a vista, uma verdadeira obra de arte”, nota. “Espero envelhecer aqui e passar esta casa de família aos meus filhos. Foi decorada e pensada para que queiramos sempre voltar”.