“Penso às vezes que nunca sairei da Rua dos Douradores.” Fragmento do Livro do Desassossego, a obra-prima em prosa escrita por Fernando Pessoa, através do seu semi-heterónimo Bernardo Soares, que serviu de inspiração para batizar a Antiga Casa Pessoa, localizada no n.º 192 da Rua dos Douradores, em Lisboa. Projeto de reabilitação: alma renovada na Baixa Pombalina
O projeto, sonhado pela argentina Maria Eugenia Ocanto e pelo lisboeta Pedro Ramos, arrancou no início de 2014 e foi concluído em meados de 2021. A ideia era, mais do que investir no setor imobiliário em Lisboa, reabilitar um prédio antigo, neste caso datado de 1830, em estado devoluto e de avançada degradação, respeitando a sua essência e preexistência.
A intervenção ficou a cargo do ateliê José Adrião Arquitetos. “Foi a escolha certa, uma vez que o projeto foi desenvolvido em função da história e qualidade do edifício”, dizem Pedro e Maria Eugenia. No decorrer da obra, executada em duas fases, surgiram algumas (agradáveis) surpresas, entre elas os frescos, tapados pelo tempo e por camadas de tinta. As pinturas murais foram reveladas, atraindo o olhar e assumindo protagonismo no espaço.
“Este edifício é, no fundo, uma proposta de atualização de habitabilidade de um prédio desenhado no século XVIII, pós-terramoto, construído no século XIX e recuperado no século XXI”, observa a dupla, responsável pela decoração.
FOTOS: Nuno Almendra, Fernando Guerra