No privilegiado Paseo de Gracia, no centro de Barcelona, o Àbag Studio, liderado pelo designer de interiores Abel Pérez Gabucio, dá a conhecer um dos seus últimos projetos, a renovação de um apartamento com cerca de 160m2, cheio de detalhes arquitetónicos, herança de um rico passado clássico.
O grande desafio passou por manter a identidade da residência e, ao mesmo tempo, saber conciliar esse legado histórico com uma abordagem contemporânea dos espaços. Tendo por base uma decoração de mobiliário e peças atuais, integrar harmoniosamente esses detalhes da arquitetura revelou-se uma das principais tarefas levadas a cabo pelo Àbag Studio .
A lareira clássica, peça central da sala, os pisos criteriosamente recuperados e os tetos trabalhados serviram de cenário para a seleção de um conjunto de peças de linhas contemporâneas. A luz natural, potenciada pelas cores claras das paredes e pelo mobiliário selecionado (destaque para as poltronas Dot e sofá, modelo Préface, ambos da Roche Bobois), tornam o conjunto elegante e acolhedor.
Ainda na sala, os detalhes de cor proporcionados pelas poltronas laranja e por uma escultura mural vermelha, da artista chilena Inés Diez Canseco, personalizam a atmosfera.
Já na cozinha, da marca Santos, em madeira de nogueira, é a funcionalidade que impera. Os azulejos hidráulicos do piso adicionam um toque tradicional e estilizado, enquanto a ilha de mármore em Calacatta Gold se integra perfeitamente com o restante espaço, proporcionando uma transição harmoniosa entre materiais.
Do lado oposto, a mesa redonda preta, rodeada por cadeiras em couro cinza, zona onde também se instalou um bar de madeira, completa o conjunto.
O quarto principal destaca-se pelo seu grande espelho redondo, que reflete e amplia o espaço, e pelos seus tetos de volta catalã, legado de um passado clássico que foi aqui respeitado.
As portas de madeira e vidro permitem ainda que a luz natural inunde o espaço, criando um ambiente luminoso e acolhedor. A transição do piso de madeira para os azulejos hidráulicos é elegantemente marcada por um sofá branco e um espelho clássico, formando um recanto intimista para os proprietários contemplarem as vistas.
Texto: De acordo com memória descritiva.
Fotos: Nini Cortadellas